X

Política

Marco regulatório das startups começa a ser analisado por comissão especial da Câmara

A matéria sugere a criação do regime especial Inova Simples, que isenta essas empresas da cobrança de taxas e demais custos

Brasil 61

Publicado em 19/12/2019 às 12:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Will Shutter/Câmara dos Deputados

Instalada nesta semana, a comissão especial que vai analisar o Marco Legal das Startups na Câmara dos Deputados terá como presidente o deputado federal João Roma, do Republicanos da Bahia. Segundo o parlamentar, o projeto de lei complementar (PLP 146/19), conhecido como marco regulatório das Startups vai gerar um ambiente de negócios mais favorável à ampliação desse mercado, que hoje reúne aproximadamente 13 mil empresas no país.

“Sem dúvida alguma, não são quesitos de modernidade e inovação, mas de geração de emprego, de fortalecimento e empreendedorismo”, disse.

A matéria sugere a criação do regime especial Inova Simples, que isenta essas empresas da cobrança de taxas e demais custos, sejam de inscrição, registro, alvará, licença ou cadastro. Ainda de acordo com a proposta, assim como as microempresas e empresas de pequeno porte, as startups também vão poder emitir títulos mobiliários conversíveis em capital social.

Segundo o relator do PLP na comissão especial, deputado Vinicius Poit, do NOVO-SP, o setor vai ser beneficiado com a desburocratização e com incentivos fiscais.

“O projeto pretende melhorar a relação trabalhista, principalmente com pequenas empresas startups; compras públicas, porque hoje é impossível fornecer inovação para o governo; ambiente jurídico e ambiente regulatório para startups, que normalmente morrem no primeiro e no segundo ano de vida; e a questão da segurança jurídica para investidor-anjo”, ressalta.

O PLP 146/19 estabelece também relações trabalhistas diferenciadas em relação à CLT, como, por exemplo, contrato por prazo determinado com duração máxima de quatro anos improrrogáveis e contrato de experiência não superior a 180 dias.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter