X

Política

Mandela passará o Natal no hospital

Apesar da melhora do ex-presidente da África do Sul, os médicos acharam melhor mantê-lo hospitalizado.

Publicado em 25/12/2012 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela passará o Natal hospitalizado, informou nesta segunda-feira (24) o governo do país. Mandela, de 94 anos, foi internado há duas semanas para tratamento de uma infecção pulmonar e cálculos na vesícula biliar.

Segundo a correspondente da BBC em Johannesburgo, Karen Allen, havia a expectativa de que Mandela pudesse passar o Natal em casa, mas os médicos acharam melhor mantê-lo internado.

O atual presidente sul-africano, Jacob Zuma, descreveu a condição de Mandela como "séria", mas informou que ele está "respondendo bem" ao tratamento. Os médicos que cuidam do ex-presidente disseram que o quadro de saúde evolui de forma satisfatória. Porém, devido à idade, os médicos informaram que não é o momento de ele voltar para casa.

Mandela, de 94 anos, está no Hospital Militar de Pretória, capital administrativa sul-africana. (Foto: Divulgação)

Responsável pelo fim do regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid, Mandela  conquistou o respeito de adversários e críticos devido aos esforços em busca da paz. Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, e recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1993. Madiba, apelido da sua tribo, ganhou o título de o Pai da Pátria.

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela em defesa da luta pela liberdade, justiça e democracia. Em 2001, Mandela foi diagnosticado com câncer de próstata, mas, apesar do tratamento, fez campanha em favor do combate à aids, um dos principais problemas de saúde pública na África do Sul. Ao completar 85 anos, ele anunciou sua aposentadoria.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Cotidiano

Prêmios da Mega-Sena saem para quase todas as cidades da Baixada; veja onde e valores

O sorteio foi realizado no último sábado (4) e a única cidade que não teve premiados foi Mongaguá

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter