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Política

Maior parte dos eleitores da Região se importam com pautas relacionadas a emprego

Pesquisa realizada pela empresa TIM, com usuários do DDD 13, mostra as prioridades das pessoas ao escolher um candidato

Segundo o levantamento, a maioria dos entrevistados da região da Baixada Santista (44%) disse ser a favor do voto obrigatório nas eleições / AGÊNCIA BRASIL

Entre os dias 14 e 20 de março, a TIM fez uma pesquisa aleatória com clientes de todo o país, por meio da plataforma TIM Ads, que recompensa os participantes com bônus de internet. Foram gerados dados sobre todos os DDDs e, em especial sobre o DDD 13 (Baixada Santista), que mostram a prioridade das pessoas ao escolher um candidato e que são mais favoráveis ao voto obrigatório.

Segundo o levantamento, a maioria dos entrevistados da região da Baixada Santista (44%) disse ser a favor do voto obrigatório nas eleições. Parte dos que concordaram (17%) acredita que os critérios deveriam ser flexibilizados, enquanto os demais acham que a forma atual é a melhor. Já outros 19% disseram que o voto deveria ser facultativo. 

Ainda segundo a pesquisa, 24% dos eleitores votam em candidados com pautas que defendem seus interesses, 12% votam em branco/nulo na maioria das vezes, 10% votam naqueles que tem mais chances de ganhar e 9% não costumam votar, mesmo sendo obrigatório.

Também em relação a escolha do candidato, a maioria ainda preza pelos projetos apresentados: 17% se influenciam nos projetos já realizados por um candidato; 14% prezam pela experiência política e 13% prezam pela forma como os candidatos tratam os eleitores.
 
As pautas/projetos que mais influenciam na intenção de voto são emprego e saúde (21%), seguidas por educação/ciência (17%), projetos sociais (16%), economia (15%) e saneamento básico (14%).

O levantamento também aponta onde estes eleitores buscam informações para escolher seus candidatos: 13% se informam ou são influenciados sobre a intenção de voto através da TV, 11% através das redes sociais, 11% através de pessoas próximas (amigos, familiares, etc) e 9% se informam nas escolas, universidades, espaços de ensino.

No país, foram entrevistados 186 mil clientes da empresa. Na Baixada Santista, quase 1800 usuários responderam sobre as eleições. A faixa etária foi até 60 anos, sendo a maioria dos respondentes de até 24 anos (40%); O segundo maior grupo tinha de 25 a 35 anos (30%).

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