Política

Lula sugere não disputar a reeleição em 2026, caso seja eleito neste ano

Em um primeiro momento, disse que é preciso formar novos quadros políticos para as próximas eleições a presidente

Folhapress

Publicado em 01/07/2022 às 20:04

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Lula / Ettore Chiereguini/Gazeta de S. Paulo

Continua depois da publicidade

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) buscou indicar nesta sexta-feira (1º) que talvez não tente a reeleição em 2026, caso seja eleito presidente neste ano. O petista tem 76 anos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em entrevista à rádio Metrópole, da Bahia, Lula buscou dar esse indicativo em quatro momentos da entrevista, mesmo não tendo sido questionado sobre o tema.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Não sou procurador nem policial para comentar assédio na Caixa, diz Lula

• Bolsonaristas invadem evento do PT com Lula em SP; assista

• 'Não vou puxar nem Lula Lá nem Fora Bolsonaro', diz presidente da Parada LGBT

Em um primeiro momento, disse que é preciso formar novos quadros políticos para as próximas eleições a presidente. Depois, afirmou que tem apenas quatro anos para deixar o país "tinindo".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

"Daqui a quatro anos a gente vai ter gente nova disputando as eleições. Quero deixar o país preparado", disse. "Não vou ser o presidente da República que está pensando na sua reeleição. Vou ser o presidente que vou estar pensando em governar este país por quatro anos. E deixar ele tinindo, tinindo."

Mais à frente, na mesma entrevista, repetiu: "Só tenho quatro anos, só tenho quatro anos". Em outro momento, de novo sem ser questionado, falou em entregar o mandato em 2026 para uma outra pessoa o cargo de presidente.

"Sonho todo dia. Quando chegar 31 de dezembro de 2026, que a gente for entregar esse mandato para outra pessoa, esse país estará bem", afirmou o petista.

Continua depois da publicidade

Pesquisa do Datafolha da semana passada mostra um cenário estável na corrida pela sucessão de Jair Bolsonaro (PL) na eleição de outubro. Lula tem 19 pontos de vantagem sobre o presidente, marcando 47% das intenções de voto no primeiro turno.

Bolsonaro tem 28%, seguido a distância por Ciro Gomes (PDT), com 8%. Dez outros candidatos se embolam, empatados tecnicamente, no pelotão dos que têm de 2% para baixo.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software