X

Política

Lula defende reforma política em discurso na Câmara

Em seu discurso de mais de 30 minutos, o ex-presidente disse que o País teve uma "lição de civilidade democrática" em junho

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 29/10/2013 às 19:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ao defender a aprovação de uma reforma política, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que é preciso "aprofundar os projetos de iniciativa popular", classificada por ele como salutar para a democracia. "A reforma política é a mais importante de todas as reformas", destacou o petista, dizendo que não há o que temer no debate.

Lula defendeu o financiamento público de campanha, citou o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) como entidade para debater os rumos do País e disse que o Congresso não pode fechar os ouvidos "às verdadeiras vozes da sociedade". "Quando este Parlamento se calou, a sociedade teve a liberdade cassada", alertou. Para o petista, a Câmara tem condições de responder aos desafios de hoje, mas ele insistiu que a reforma política é o mais importante de todos os desafios demandados pela sociedade.

Em seu discurso de mais de 30 minutos, Lula disse que o País teve uma "lição de civilidade democrática" em junho. "O povo foi para a rua exigir um pouco mais de Estado e para dizer que precisa de mais coisas", interpretou. De acordo com ele, o "povo aprendeu a comer filé e não quer mais comer acém". Em tom crítico, ele disse que "pobre só vai ter ensino de qualidade o dia que a classe média voltar à escola pública".

Lula lamentou que nas manifestações de junho parte da população tenha negado a política, com a ideia de que "todo mundo na política é corrupto." "Vivi nesta Casa quatro anos e este é o momento de cada um enfrentar esse debate", insistiu. O ex-presidente defendeu que os insatisfeitos devem substituir os que exercem cargo público por meio do mandato parlamentar. "Temos que dizer à juventude que ela não pode negar a política", emendou. Ele ressaltou que, por pior que o político seja avaliado, ele passa por um "novo concurso" a cada quatro anos.

 O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, durante sessão solene da Câmara dos Deputados (Foto: Agência Brasil)

Ainda relembrando o período em que foi deputado constituinte e deixou o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Lula disse ter tomado um "susto" quando chegou ao Parlamento. O ex-presidente disse que, ao lado de personalidades, costumava a culpar a classe política pelas "desgraças" do País, mas que se deu conta que não havia verdade absoluta nas posições políticas.

Ao falar da Constituição, Lula disse que a Carta Magna "pode não ser a melhor, mas garantiu o mais longevo período democrático" da história do País e que ela permitiu que um torneiro mecânico chegasse ao Palácio do Planalto. No final, o petista lembrou a pressão que sofreu para que ele permitisse a tramitação do projeto do terceiro mandato no Executivo. "Não brinquem com terceiro mandato porque democracia exige respeito", finalizou.

Críticas

O ex-presidente afirmou que atualmente se tornou "banal" criticar o Congresso Nacional. Em discurso de homenagem após receber a Medalha da Suprema Distinção, disse que o Poder Legislativo é o que mais se expõe às criticas da mídia.

Lula afirmou que se o Brasil está atualmente entre uma das maiores economias do mundo, e isso se deve também à atuação da Câmara dos Deputados. Segundo ele, muitas vezes aquilo que parecia "derrota", intransigência de deputados acabava por impor mais qualidade a um determinado projeto. Ele fez questão de elogiar até mesmo os parlamentares que fizeram oposição ao governo.

O ex-presidente disse que a pressão dos meios de comunicação nunca deixou de ocorrer no Legislativo. Ele também destacou que foi a política que permitiu a ele transformar em realidade os sonhos que compartilhava com a sociedade brasileira. "Foi a política que me permitiu a chegar à Presidência da República", afirmou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter