X

Política

Loures questiona STF sobre novas gravações e quer preservar cabelo

A alegação da defesa é de que não pode haver "armazenamento de provas" sem o conhecimento do investigado

Folhapress

Publicado em 06/06/2017 às 15:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Loures questiona STF sobre novas gravações e quer preservar cabelo / Reprodução/Internet

A defesa do ex-assessor presidencial e ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), preso desde sábado (3), pediu ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin para ter acesso a todas as gravações existentes no inquérito sobre ele, sob a alegação de que não pode haver "armazenamento de provas" sem o conhecimento do investigado.

Veículos como a revista "Veja" publicaram, no fim de semana, informações de que a Procuradoria Geral da República tem gravações envolvendo Rocha Loures e o presidente Michel Temer que ainda não foram divulgadas.

O advogado de Rocha Loures, Cezar Bitencourt, também solicitou a realização de uma audiência de custódia -em que se avalia a necessidade de manutenção da prisão preventiva-, além da não transferência do ex-deputado para o complexo da Papuda antes de ele prestar depoimento.

Rocha Loures está preso na Polícia Federal, em Brasília. No pedido, seu defensor diz ainda que, se a transferência para a Papuda ocorrer, não lhe seja imposto tratamento "desumano e cruel" e "especialmente que não se lhe raspe o cabelo como fizeram no Rio de Janeiro com Eike Batista."

ALEGAÇÕES

"O 'armazenamento de provas', especialmente de gravações, sem dar ciência à defesa, para ir divulgando seletivamente, surpreendendo sempre a defesa, também configura uma 'modalidade positiva' de obstrução de justiça", escreveu Bitencourt em seu pedido.

"A mídia tem divulgado que o requerente será transferido para a Papuda. Ora, a desnecessidade dessa medida é patente, isso teria como único objetivo aumentar o constrangimento e expor o requerente como se fosse um 'troféu' aos famintos que desejam saborear um banquete de espetacularização, aliás, muito bem cuidado por Vossa Excelência ao determinar o cumprimento do mandado de prisão", afirmou o advogado ao ministro Fachin.

Rocha Loures foi flagrado correndo com uma mala com R$ 500 mil da JBS e é apontado como homem de confiança do presidente Temer. Ele foi preso no sábado após um novo pedido do procurador-geral, Rodrigo Janot, que argumentou que ele havia perdido a imunidade parlamentar.

O ex-assessor de Temer era suplente de Osmar Serraglio (PMDB-PR) na Câmara. Ao deixar o Ministério da Justiça, Serraglio reassumiu seu mandato de deputado, deixando Rocha Loures sem vaga na Câmara e, por consequência, sem foro privilegiado e imunidade parlamentar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter