X

Política

Lindbergh quer discutir saída do governo Cabral com Lula

O objetivo é retomar o processo de desembarque da legenda do governo estadual e preparar a candidatura petista ao Palácio Guanabara

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 29/11/2013 às 18:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Depois do adiamento da saída do PT do governo de Sérgio Cabral Filho (PMDB) - inicialmente marcada para ser aprovada nesta sexta-feira, 29, no diretório regional, mas suspensa sem novo prazo -, o senador Lindbergh Farias (PT) quer discutir de novo o tema com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana. O objetivo é retomar o processo de desembarque da legenda do governo estadual e preparar a candidatura petista ao Palácio Guanabara. A pedido de Lula, Lindbergh solicitou ao partido o adiamento da decisão. A decisão foi comemorada pelo PMDB local, que tenta levar os petistas a apoiar seu pré-candidato à sucessão, o vice-governador Luiz Fernando Pezão.

Nesta quinta-feira, Lindbergh disse que não tinha como recusar o pedido de Lula, feito por telefone, na noite de quarta-feira. O ex-presidente argumentou que hoje estará reunido com a presidente Dilma e com representantes do PMDB nacional justamente para discutir as alianças do PT com o PMDB nos Estados. A saída dos petistas do Rio do governo Cabral, avaliou o ex-presidente, poderia gerar constrangimento. "Não foi enquadramento", afirmou o senador, destacando que o Lula foi "delicado" na conversa. A reação do PMDB - voltando a falar em retirada da candidatura Lindbergh para apoiar Pezão -, porém, gerou irritação no grupo do pré-candidato petista. O parlamentar voltou a afirmar sua disposição de ser candidato a suceder Cabral no comando do Estado.

O senador Lindbergh Farias quer discutir saída do governo Cabral com Lula (Foto: Divulgação)

"A gente oferece um gesto de distensão, e o PMDB fala disso (retirada da candidatura). Parece provocação", disse Lindberg.

O senador quer explicar a Lula - que já interveio em outros momentos das articulações no Rio, em geral pedindo cautela aos petistas - os motivos da saída. Entre eles, a necessidade de definir uma política de alianças e o clima de insegurança que a demora na saída gera entre os possíveis apoiadores de Lindbergh. O grupo do senador tenta, desde julho, marcar a reunião do diretório regional que, espera, oficializará a saída do governo estadual.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter