X

Política

Líbia: Autoridades e rebeldes entram em acordo

O procurador-geral da Líbia, Abdulqader Radwan, disse que os enviados do governo chegaram a um acordo para reabrir os portos de al-Hariga e Zueitina

Publicado em 06/04/2014 às 20:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Autoridades e rebeldes líbios disseram que entraram em acordo para reabrir dois portos petrolíferos na região. Embora o anúncio deste final de semana seja o sinal mais firme até o momento, outros acordos já foram firmados e cancelados anteriormente.

Um grupo político da milícia liderada por Ibrahim al-Jathran havia bloqueado terminais de exportação de petróleo no leste da Líbia, desde o verão passado, em busca de maior autonomia para a região de Cyrenaica.

Ao The Wall Street Journal, o procurador-geral da Líbia, general Abdulqader Radwan, disse que os enviados do governo chegaram a um acordo para reabrir os portos de al-Hariga e Zueitina, que juntos exportam mais de 200 mil barris por dia, a maior parte para a Europa. "O problema (de fechamento dos portos) foi parcialmente solucionado", disse Radwan. O acordo para reabrir outros dois grandes portos, Es Sider e Ras Lanuf, já foi finalizado.

O general Radwan fez parte de uma delegação do governo, que incluía o ministro da justiça, Salah El-Marghani, que participou de uma conferência, no qual foi anunciado o acordo por Al-Jathran, informou a mídia líbia.

Osama Buara, porta-voz da milícia de Al-Jathran, confirmou o acordo, dizendo que inclui um compromisso por parte do governo de melhorar a fiscalização das exportações de petróleo e o investimento das receitas em nível regional. Mas não houve confirmação do compromisso por parte do primeiro-ministro, que já havia informado que as conversas foram indiretas. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Vacina contra o HPV é aplicada em crianças e adolescentes, em São Vicente

Esquema de aplicação deve ser o seguinte: não vacinados, que no caso não possuem dose registrada, irão receber a dose única do imunizante

Cotidiano

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3086, nesta terça (23)

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter