X

Política

Lewandowski deixa para segunda-feira decisão sobre recursos da defesa de Dilma

A expectativa era que Lewandowski se pronunciasse pelo menos sobre o pedido do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP)

Estadão Conteúdo

Publicado em 04/06/2016 às 13:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Lewandowski deixou para segunda-feira, 6, a decisão sobre os recursos que questionam o rito do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff / Agência Brasil

O presidente Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, deixou para segunda-feira, 6, a decisão sobre os recursos que questionam o rito do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado.

No início desta sexta-feira, 3, a expectativa era que Lewandowski se pronunciasse pelo menos sobre o pedido do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), para que fosse reduzido o número de testemunhas arroladas pela presidente afastada.

No fim do dia, a defesa de Dilma entrou com um novo recurso contra a redução do prazo da tramitação do processo. O ex-advogado-geral da União José Eduardo Cardozo disse que outros três questionamentos ainda serão apresentados a Lewandowski.

Na quinta-feira, 2, após uma sessão tumultuada na comissão especial do impeachment, o presidente do Supremo esteve no Senado para tomar conhecimento sobre o andamento dos trabalhos. Cabe a Lewandowski, como presidente do processo de impeachment, decidir sobre as questões de ordem levantadas durante as sessões

Caso as partes não concordem com a decisão tomada sobre os recursos, poderão recorrer ao Supremo. Neste caso, Lewandowski não participa do julgamento no plenário.

Em 1992, durante o processo de impeachment de Fernando Collor de Mello, a defesa do então presidente recorreu contra uma decisão de Sydney Sanches, que era presidente do STF.

O plenário, no entanto, indeferiu os questionamentos apresentados pela defesa, de que a comissão havia aberto prazo das alegações finais antes de concluída a produção de prova e havia se recusado a atender os pedidos de suspeição e impedimento de alguns senadores.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter