X

Política

Ki-moon saúda formação de governo iraquiano

O porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, disse nesta segunda-feira que Ban pede fortemente aos partidos políticos que permaneçam calmos e respeitem o processo constitucional

Publicado em 11/08/2014 às 16:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, saudou o progresso na formação de um novo governo no Iraque e encorajou o primeiro-ministro indicado Haider al-Abbadi a formar um governo de base ampla que seja aceito por todas as parcelas da sociedade.

O porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, disse nesta segunda-feira que Ban pede fortemente aos partidos políticos que permaneçam calmos e respeitem o processo constitucional.

Dujarric afirmou que o secretário-geral está preocupado com o fato de as tensões políticas estarem altas e com a ameaça do grupo militante sunita Estado Islâmico, que agora controla grandes porções do oeste e do norte do Iraque, o que "poderia levar o país a uma crise ainda mais profunda".

"O povo do Iraque merece viver num país seguro, próspero e estável, no qual todos os grupos, incluindo minorias religiosas e étnicas, possam contribuir de forma significativa", afirmou Dujarric.

Ban Ki-moon, saudou o progresso na formação de um novo governo no Iraque (Foto: Divulgação)

Mas o fato de o novo presidente do Iraque, Fouad Massoum, ter nomeado Haider al-Ibadi, vice-presidente do Parlamento, como o novo primeiro-ministro do país elevou os temores sobre novas lutas internas, no momento em que o país enfrenta a ameaça de militantes sunitas.

Em discurso transmitido pela televisão, Massoum deu a Al-Ibadi, que foi escolhido por uma coalizão de partidos políticos xiitas, 30 dias para formar um novo governo e apresentá-lo para aprovação parlamentar.

A cerimônia aconteceu horas depois de o atual premiê, Nouri al-Maliki ter feito um discurso surpresa à meia-noite acusando Massoum de impedir sua nova nomeação como primeiro-ministro e de realizar um "golpe contra a Constituição e o processo político".

O partido de Maliki, o Dawa, fez um anúncio na televisão rejeitando o novo indicado, dizendo que ele não tem o apoio da legenda. "Al-Ibadi representa apenas a si mesmo", disse o porta-voz do partido, Khalaf Abdul-Samad, cercado por outros integrantes da legenda, dentre eles Maliki.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter