Kenny atrela recursos da Saúde a voto em candidata em Itanhaém

Deputado fez um vídeo atrelando verbas ao apoio à candidata a prefeita de Itanhaém, Cris Forssell

Comentar
Compartilhar
06 OUT 2020Por Carlos Ratton18h05
Kenny Mendes fez um vídeo atrelando verbas ao apoio a Cris Forssell, candidata a prefeita de ItanhaémFoto: Divulgação

Ressuscitando uma velha política, o deputado Kenny Mendes (Progressistas) utilizou as redes sociais e pediu, expressamente, votos para a candidata à prefeita de Itanhaém, Cris Forssell (Podemos), em troca de liberação de verbas da Saúde para a cidade, localizada no Litoral Sul da Baixada Santista.

"Tenho recursos reservados no valor de R$ 5 milhões para a saúde de Itanhaém. Mas eu preciso de um favor da população. Que, no dia 15 de novembro, vote em 19, Cris Forssell para prefeita".

Sem o menor constrangimento e com a candidata ao seu lado, ele completa o recado: "Até porque eu preciso de uma pessoa em quem eu possa confiar aqui na Prefeitura para destinar esses recursos, que eu sei que serão muito bem utilizados para a população".

Kenny Mendes vem fazendo apoio explícito a vários candidatos a prefeito da região, o que não é proibido por lei. No entanto, essa situação causou indignação nas redes sociais.           

Entre elas a do advogado, ex-vereador e atual secretário municipal de Relações do Trabalho, César Augusto de Souza Ferreira, o Cesinha, que classificou como "covardes" as declarações de Kenny.

"Como cidadão itanhaense me sinto ofendido pelo deputado e como agente político na cidade, me sinto no dever de me posicionar e repudiar essa declaração. O deputado Kenny e a sua candidata Cris Forssell devem um pedido de desculpas à população por tamanha covardia", afirma. Cesinha foi presidente do Progressistas de Itanhaém, mesmo partido do deputado.

A advogada e candidata a vereadora em Santos pelo Psol, Débora Camilo, também não escondeu sua opinião: "Não tem nada, quem tem é o povo. Esse recurso é do povo! Chantagem não dá! Essa é a "nova política do toma-lá-da-cá". Lamentável!", escreveu.  

A candidata Cris Forssell disse que a manifestação de Kenny sobre os recursos reservados para Itanhaém na área da saúde já foram explicados por ele. "O deputado explicou o ocorrido em suas redes sociais e o assunto já está esclarecido. A frase do candidato não condiciona a destinação de recursos a eleição da candidata e também não há censura em apontar a candidata como uma pessoa confiável".

O deputado resolveu fazer um novo vídeo para "esclarecer alguns fatos". Disse que não é uma retratação, pois não seria o "tipo de jogo político que pratica", alertando apenas que estava dando uma "boa notícia à Cris Forssell". Disse, ainda, que não seria uma verba atrelada à candidata, pois teria a prerrogativa de decidir para onde deve encaminhar suas emendas parlamentares.