X

Política

Jacó Neto é cassado por 9 votos a 3 em Mongaguá

Vereador era um dos principais opositores do Executivo. Sua vaga ficará com o ex-presidente do Legislativo, Silvio Viana Vieira, o Silvio Itaóca (PTB)

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 10/05/2014 às 16:19

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O vereador Jacob Koukdjian Neto, o Jacó Neto (PP), foi cassado pela Câmara da Mongaguá na madrugada de hoje (10), por nove votos favoráveis e três contrários. Sua vaga ficará com o ex-presidente do Legislativo, Silvio Viana Vieira, o Silvio Itaóca (PTB).

Jacó Neto respondeu a um processo por decoro parlamentar devido ao vazamento de um vídeo onde ele estaria tratando da gravação de uma reunião com um assessor de outro vereador.

A sessão que cassou o mandato do vereador do PP começou às 20 horas de sexta-feira e só terminou à 0h30 de ontem. Houve momentos de tensão e de ataques à família de Jacó Neto, feitos pelo vereador Carlos Jacó Rocha, o Cafema (PTB).

Votaram a favor da cassação o presidente da Câmara, Antônio Eduardo da Silva, o Baianinho (PTB), Cafema (PTB), Carlos Silva Santos Neto (PDT), José Pedro Faccina (PPS), Rodrigo Cardoso Biagioni, o Rodrigo da Casa Branca (PSDB), Cláudio Arena (PRP), Fernando Alves de Lira (PSDB), Luiz Berbiz de Oliveira, o Tubarão (PSB), e Guilherme D’Ávila Prócida (PSDB).

O vereador Jacob Koukdjian Neto, o Jacó Neto (PP), foi cassado pela Câmara da Mongaguá (Foto: Arquivo Pessoal)

Se manifestaram contra a cassação Renato Donato (PSB), Balduíno Rodrigues Diniz, o Badú (PSD), e Rafael Redó (DEM). Jacó Neto foi impedido de votar, o que gerou questionamentos sobre o processo de cassação. Havia o entendimento que, com ele impedido de votar, o suplente deveria ser convocado.

Há dúvidas quanto à data da posse de Silvio Itaóca. Possivelmente, ele não será empossado na sessão de segunda-feira, que começará às 19 horas. Isso porque é necessária a publicação da ata da sessão de sexta-feira para a posterior posse do suplente.

Vai recorrer

Jacó Neto afirmou ao Diário do Litoral que irá recorrer na Justiça e que acredita que retomará o mandato “o mais breve possível”.

O parlamentar entende que o processo que resultou na cassação de seu mandato é resultado da forte oposição e denúncias que vinha apresentando em plenário.

Sua família tem histórico político na Cidade. Seu avô José Cesário Pereira Filho foi o primeiro prefeito de Mongaguá, em 1960. Já seu pai, Jacob Koukdjian Filho, chegou a chefiar o Executivo por três vezes. Vereador experiente, Jacó Neto foi membro de quase todas as comissões internas do Legislativo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter