X

Política

Intolerância de vereadores marca audiência sobre população de rua em Santos

Vereadores cobraram postura firme do Poder Público, enquanto houve questionamento de falas no auditório

Rafaella Martinez

Publicado em 29/11/2018 às 08:00

Atualizado em 29/11/2018 às 09:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Integrantes de movimentos a favor da população de rua reclamaram da falta de espaço para falar / Nair Bueno/DL

Intolerância, discursos alterados e nenhuma solução: esse foi o saldo da audiência pública marcada para debater a rede de apoio à população de rua em Santos. Enquanto os vereadores cobraram soluções para o aumento no número de pessoas nas ruas e supostos abusos cometidos por essa parcela da população, o público presente denunciou a falta de suporte e lugar de fala durante o evento.

Agendada para durar das 15h às 17h, somente após às 17h30 o espaço foi aberto para aqueles que se inscreveram antes do início da audiência, limitando a possibilidade de resposta de integrantes desse grupo social que chegaram após o início da audiência.

Durante a fala da maior parte dos vereadores ficou claro o tom de repúdio em relação ao atual cenário na cidade. A vereadora Audrey Kleys (PROG) narrou um fato que presenciou na orla da praia, onde um homem transitava pelo calçadão com trajes íntimos empurrando um carrinho que supostamente teria furtado.

“Precisamos criar ferramentas para nos defender dessa situação inaceitável”, destacou. A fala foi rebatida por Sérgio Lourenço, integrante do Movimento da População de Rua, que questionou se a parlamentar fez algo além de acionar o serviço para retirar o homem. “A senhora chegou a ligar para ver se ele estava bem? Se ele tinha algum problema?”, questionou.

O vereador Chico Nogueira (PT) elencou as dificuldades causadas por essas pessoas que, de acordo com ele, ‘vão se colocando nas ruas da cidade’ e pediu solução dos outros entes federativos. “O governador também deve ser cobrado, pois quando destruiu a cracolândia muita gente desceu a serra”, ­destacou.

Para o vereador Fabrício Cardoso (PSB), a situação ultrapassou o limite do bom senso. “Os locais públicos não podem ser utilizados de forma privada. Não pode montar uma barraca e montar um varal. É preciso pulso firme e soluções efetivas”.

Interrompido por um participante no início de sua fala, Rui de Rossis (MDB) levantou o tom de voz. Uma confusão teve início e o legislador continuou o discurso, pedindo providências efetivas do Poder Público. “Algo tem que acontecer, pois daqui a pouco teremos que sair de nossas casas para dar lugar a essas pessoas”.

Em sua fala, o secretário de Segurança, Sérgio Del Bel, elencou que não é possível atropelar legislações para solucionar a questão. “Não vamos sair [da audiência] com soluções, mas podemos pensar em uma forma de não sumir, mas melhorar as condições dessas pessoas”, afirmou.

Telma de Souza destacou que é preciso tratar com humanidade as causas e as consequências. “Esse discurso de que existem marginais nessa população não se justifica, pois há marginais em todas as classes sociais. O que não podemos é varrer uma população que é tratada como a lata de lixo justamente porque não se fez política pública de forma correta”.

Novo olhar

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Jordão, apesar dos ânimos acirrados é preciso serenidade para debater a questão. “Estou secretário há seis meses e tenho me empenhado em construir novas políticas públicas e conversar com grupos sociais para trabalhar em conjunto, da mesma forma como todas as secretarias trabalham em parceria. É um assunto intersetorial e que demanda muita escuta”., finalizou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter