X

Política

INSS terá que pagar a idosos com mais de 75 anos que esperam na fila

Projeto da deputada Rosana Valle, aprovado em primeira votação, concede benefício automático decorrido prazo legal

Da Reportagem

Publicado em 25/11/2021 às 15:05

Atualizado em 25/11/2021 às 15:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O projeto de lei aprovado em primeira discussão é da deputada federal Rosana Valle (PSB) / Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou, em primeira votação, o Projeto de Lei 2552/2020, da deputada federal Rosana Valle (PSB), que torna obrigatória a concessão automática do benefício previdenciário aos idosos com idade igual ou superior a 75 anos, decorrido o prazo legal para verificação dos documentos, até o exame em definitivo pelo órgão competente.

A deputada lembra que as demoradas filas no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão cada vez maiores, sendo que já são perto de 2 milhões de pessoas que aguardam a análise de seus pedidos junto à Previdência Social para receberem seus benefícios. Muitos segurados, com idade avançada, têm a grande probabilidade de falecer antes mesmo de receber o benefício que lhe é devido. 

“Ou o que é mais grave, vir a falecer pela ausência de benefício. É o que ocorre, por exemplo, nos casos de pensões por mortes, pois é comum que o companheiro homem faleça primeiro que sua companheira dependente e, dessa forma, esta pessoa precisa fazer valer seu direito, pois, com sua idade avançada, não pode trabalhar e já não conta com o sustento até então fornecido pelo companheiro”, justificou a parlamentar.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Rosana lembra que a previdência social é um direito constitucional fundamental, pois permite a sobrevivência dos que trabalharam uma vida interira e que dependem da concessão dos benefícios para que não entrem no quadro de vulnerabilidade, que já castiga mais de 20 milhões de brasileiros.
 
O PL ainda vai passar pela Comissão de Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania. A iniciativa da deputada se baseia também no princípio da solidariedade, “em que a sociedade participa do financiamento da seguridade social”. 

“Por isso, o indivíduo deve ser assistido pelo Estado, pois, ao contrário de outros regimes previdenciários, em que cada um deve contribuir somente para sua própria aposentadoria, o nosso ordenamento jurídico prevê um sistema de custeio solidário, em que contribuem os trabalhadores, parte dos aposentados, as empresas e o governo”, concluiu.

O projeto recebeu a emenda do deputado relator Ossesio Silva (PE-Republicanos), garantindo que, caso seja demonstrado, em análise do INSS, que o interessado não cumpriu os requisitos para concessão do benefício exigidos por lei, o valor deverá ser revertido integralmente em favor do órgão competente.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Anticiclone deve atingir o litoral nos próximos dias; entenda o fenômeno

Toda a região Sudeste, Centro-Oeste e Sul devem ser impactadas

Cotidiano

Princípio de incêndio atinge borracharia em Santos e imagens impressionam; Veja vídeo

O incidente ocorreu na Avenida Visconde de São Leopoldo, bairro Valongo, por volta de 7h45

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter