X

Política

Indefinição de chapa do PT é situação delicada, diz advogado de Lula

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, candidato a vice, deve assumir a cabeça da chapa

Folhapress

Publicado em 05/09/2018 às 22:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A candidatura de Lula foi barrada com base na Lei da Ficha Limpa / Reprodução/Fotos Públicas

O ex-ministro Eugênio Aragão, advogado eleitoral do PT, disse nesta quarta-feira (5) que a indefinição de chapa do partido provoca uma situação delicada do ponto de vista jurídico da propaganda.

Na madrugada de sexta (31) para sábado (1º), em uma sessão extraordinária que durou mais de 11 horas, 6 dos 7 ministros votaram por barrar a candidatura do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva com base na Lei da Ficha Limpa, deixando-o fora da eleição.

O tribunal determinou ainda que o PT substitua a candidatura de Lula até o dia 11 de setembro. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, candidato a vice, deve assumir a cabeça da chapa.

No entanto, o PT deve oficializar a troca apenas perto do limite do prazo. Enquanto isso, as propagandas que o partido veicula no horário eleitoral gratuito fazem menção a Lula -ele pode aparecer em até 25% do programa e não pode pedir voto.

Mas os ministros do TSE responsáveis pela propaganda política concederam decisões contra os programas do partido por entenderem que a legenda apresenta o petista como candidato. Para Carlos Horbach, um dos magistrados, "os blocos de propaganda (...) confundem o eleitor e criam estado emocional de dúvida" quanto a quem votar.

"Estamos cientes desta situação indefinida [sobre Haddad assumir a chapa]. Do ponto de vista jurídico, é situação delicada", disse Aragão, em entrevista coletiva em Brasília.

"O ambiente que está se criando em relação em torno disso é delicado. Temos clareza de que Lula pode aparecer como apoiador. Isso já foi acertado, conversamos com os ministros ontem", afirmou.

"Estamos preocupados no sentido de que nós possamos estar sendo censurados e outros candidatos estão fazendo uso da imagem do Lula, sem serem censurados", acrescentou.

O pedido de registro de candidatura de Lula foi contestado por 16 pessoas, incluindo a procuradora-geral, Raquel Dodge.

Na noite desta terça (4), o PT entrou com recursos contra a decisão do TSE.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Anchieta e Imigrantes têm lentidão para quem vai subir ou descer; veja trechos

O tempo está encoberto com chuva em pontos isolados, neblina no topo de serra e Interligação, onde a visibilidade é parcial

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter