X

Política

Governo terá muito trabalho para reverter imagem negativa, diz especialista

A inversão do quadro - com as avaliações ruim e péssimo ultrapassando bom e ótimo - é, na opinião da especialista em pesquisas Fátima Pacheco Jordão, o dado mais importante e o maior obstáculo de Dilma rumo a uma recuperação

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 09/02/2015 às 17:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governo federal e a presidente Dilma Rousseff terão muito trabalho para reverter a imagem negativa apontada em pesquisa Datafolha, divulgada no último sábado, 7. A inversão do quadro - com as avaliações ruim e péssimo ultrapassando bom e ótimo - é, na opinião da especialista em pesquisas Fátima Pacheco Jordão, o dado mais importante e o maior obstáculo de Dilma rumo a uma recuperação.

"Desde que o PT chegou ao governo é a primeira vez que isso acontece. Isso significa que, numa situação coletiva, num bar, os que criticam o governo serão sempre maioria. É um péssimo sinal do ponto de vista da recuperação", analisa a socióloga. A avaliação positiva do governo caiu de 42% em dezembro para 23% em fevereiro, enquanto a negativa subiu de 24% para 44%.

Outro dado ressaltado é a queda da presidente no Nordeste, região que lhe deu a maior porcentagem de votos na última eleição. Na região, os que desaprovam o governo foram de 16% para 36% em dois meses. A pesquisadora diz que é urgente a recuperação da imagem pessoal da presidente. "Uma coisa é o governo, outra é ela pessoalmente. A faceta da imagem pessoal dela, que é a ética, até adversários admitem, tem que ser restaurada. Ela está no limite de ser considerada corrupta pela população", diz. Também na pesquisa Datafolha, 77% disseram acreditar que Dilma sabia do esquema de corrupção da Petrobras.

A recuperação de um governante com estes índices de aprovação, segundo Pacheco Jordão, é possível, mas depende de um contexto favorável, difícil neste momento de "crises confluentes" do governo Dilma. As denúncias de corrupção afetarem a Petrobras é também um agravante. "A Petrobras é importante no subconsciente e na formação da brasilidade. Há uma história de discurso profundamente nacionalista, de crescimento e novas descobertas", explica.

Fátima Pacheco Jordão acha que pode ser eficiente a estratégia do Planalto de expor mais a presidente Dilma para tentar resgatar a aprovação, mas vê também o governo perdendo oportunidades.

"A posse do Mangabeira Unger (na Secretaria de Assuntos Estratégicos) seria uma excelente oportunidade para que ela expusesse sua ideia de caminho do Brasil no futuro", diz a pesquisadora, para quem Dilma está muito presa aos problemas do presente e não consegue oferecer perspectiva de futuro à população. A expectativa é tão importante na aprovação quanto a avaliação dos atos já tomados.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Prêmios da Lotofácil e Quina saem para Santos e São Vicente; saiba quanto e lotéricas

Os sorteios foram realizados na noite desta terça-feira (23). Confira os resultados

Cultura

Primeiro festival de sanduíche de pão de cará tem inscrições abertas

Padarias e confeitarias da Baixada Santista podem participar do evento criando sanduíches com a iguaria tipicamente santista

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter