X

Política

Governo receia desgaste com 'efeito Lula' sobre Moreira

O Palácio do Planalto acredita que consegue reverter a decisão de um juiz federal que suspendeu a posse do então ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República

Folhapress

Publicado em 09/02/2017 às 12:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Michel Temer está preocupado com a possibilidade de se repetir com Moreira Franco o ocorrido no ano passado com Lula / Divulgação

Com receio de um novo episódio de desgaste em sua imagem pública, o governo Michel Temer está preocupado com a possibilidade de se repetir com Moreira Franco o ocorrido no ano passado com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Palácio do Planalto acredita que consegue reverter nesta quinta-feira (9) a decisão de um juiz federal que, por meio de uma decisão liminar, suspendeu a posse do então ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República.

O temor, contudo, é de que novas suspensões sejam concedidas nos próximos dias, causando um constrangimento público para o presidente, o qual negou que a nomeação do aliado tenha como objetivo blindá-lo da Operação Lava Jato.

No ano passado, a posse de Lula para o Ministério da Casa Civil foi suspensa no mesmo dia por um juiz federal. Ela foi revertida no dia seguinte, mas, na sequência, novas decisões contra a nomeação do petista foram concedidas, evitando que ele assumisse a função.

Para um assessor presidencial, caso o episódio se repita com Moreira, seria melhor que ele abrisse mão do cargo para evitar causar um constrangimento público ao presidente como o enfrentado pela ex-presidente Dilma Rousseff.

No início da noite de quarta-feira (8), por ordem do presidente a AGU (Advocacia-Geral da União) ingressou com recurso da decisão junto ao TRF (Tribunal Regional Federal).

O governo federal esperava que os partidos de oposição questionassem a a nomeação do peemedebista, mas não achava que uma decisão liminar fosse concedida rapidamente, há menos de uma semana da posse.

Moreira tratou do tema com a ministra Grace Mendonça, da AGU, e evitou os veículos de imprensa. Segundo o líder do governo no Congresso Nacional, Romero Jucá (PMDB-RR), que se reuniu com Moreira, ele está tranquilo e seu caso é diferente ao de Lula.

"É completamente diferente do caso do Lula, porque Moreira já estava no governo federal exercendo um papel e praticamente com as tratativas de ministro", disse.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Circuito Sesc de Artes anima Bertioga neste sábado (27)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos

Guarujá

Mais de 40 vagas de emprego serão ofertadas no PAT de Guarujá, nesta terça (23)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter