X

Política

Governo evita comentários sobre protestos a favor da Lava Jato

No domingo (26), o presidente Michel Temer reuniu-se com os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ)

Folhapress

Publicado em 27/03/2017 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governo evitou comentários sobre os protestos a favor da Lava Jato / Agência Brasil

Com vários integrantes na mira da Lava Jato, o Planalto evitou comentar as manifestações de apoio à operação realizadas em pelo menos 17 Estados e no Distrito Federal. No domingo (26), o presidente Michel Temer reuniu-se com os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em um almoço oferecido pelo deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), em Brasília.

Assim como auxiliares de Michel Temer, participantes do almoço preferiram não fazer comentários públicos sobre os atos pelo país.

Mesmo em reserva, um deles procurou não minimizar as mobilizações. Disse que qualquer protesto é motivo de preocupação e respeito.

Sobre o modelo de reforma política que é discutido na Câmara também ser alvo dos protestos, um dos comensais de Temer avaliou que é preciso explicar melhor à população o sistema eleitoral vigente e as opções existentes.

Parlamentares têm defendido o sistema de lista fechada, em que o eleitor vota no partido para o Legislativo, e não no candidato. O modelo é alvo de críticas, pois seria uma maneira de partidos envolvidos em casos de corrupção elegerem nomes investigados para garantir foro privilegiado nas investigações.

Participantes do almoço negaram ter discutido os desdobramentos da Lava Jato.

Há expectativa de que o relator dos processos ligados à operação no STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Edson Fachin, decida nos próximos dias sobre a abertura de inquérito da Procuradoria Geral da República, decorrentes da delação de executivos da Odebrecht.

Um dos temas do almoço foi a reforma da Previdência. Temendo problemas no Senado, Temer quis saber se já havia definição de quem será o relator da matéria na Casa –Eunício disse que ainda não sabe. A proposta tramita em comissão especial na Câmara.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter