X

Política

Gestor da Funarte se negou a dialogar com novo ministro da Cultura

O novo ministro da Cultura, Marcelo Calero, confirmou por rede social que já pode pensar em um outro nome para comandar a Funarte (Fundação Nacional das Artes)

Folhapress

Publicado em 22/05/2016 às 21:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O novo ministro da Cultura, Marcelo Calero, confirmou por rede social que já pode pensar em um outro nome para comandar a Funarte (Fundação Nacional das Artes) / Divulgação

O novo ministro da Cultura, Marcelo Calero, confirmou por rede social que já pode pensar em um outro nome para comandar a Funarte (Fundação Nacional das Artes).

Na sexta-feira (20), Francisco Bosco, atual presidente da Funarte, escreveu em sua página no Facebook que foi procurado por Calero e decidiu a expor o teor da conversa. Bosco disse que se negou a conversar com o representante escolhido pelo presidente interino Michel Temer para conduzir a política cultural do governo.

Afirmou que, embora avalie positivamente a gestão de Calero à frente da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, não há como "conversar com alguém que pactua com um governo que derrubou o governo anterior de forma ilegal e ilegítima".

O presidente da Funarte disse que dialogar com o atual governo significaria aceitar sua legitimidade. "Esse governo eu não reconhecerei nunca (...) não posso nem mesmo lhe desejar boa sorte, já que meu único desejo e minha única luta é para que esse governo caia", escreveu Bosco.

Ele classificou como oportunistas os artistas que defendem a existência do MinC "com uma argumentação completamente destituída do contexto político mais amplo e do sentido político do ministério".

Disse ainda que a luta pela valorização do ministério não pode ser encarada de forma isolada. "Um MinC para financiar as velhas elites lobistas é tudo que não precisamos (...). A luta pelo MinC não pode ser separada da luta contra o golpe e da luta por uma sociedade profundamente democrática", finalizou.

Bosco se antecipou a eventuais críticas e justificou, no texto, seu direito de tornar pública a iniciativa de Calero: "Hesitei em postar isso porque geralmente repudio a publicização de conversas privadas; mas nesse caso penso que tenho o direito de tornar público o meu posicionamento político".

Calero entrou em contato com Bosco ainda como Secretário Nacional de Cultura, antes da recriação do MinC anunciada neste sábado (21).

Procurado pela Folha, o ministro Marcelo Calero não se manifestou até a publicação desta reportagem.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Emergenciais

Estado diz que investiu R$ 2,2 milhões em obras no Escolástica Rosa

O conjunto arquitetônico formado por salas de aula, orfanato, capela e oficinas profissionalizantes foi inaugurado em 1908

RUÍNAS

Restauração do Escolástica Rosa começa no 'fim do mês', diz Nupec

Patrimônio histórico tombado foi inaugurado em 1908 à beira-mar e formou gerações de santistas, mas está abandonado, tomado pelo mato e em ruínas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter