X

Política

Gestão do hospital está na corda bamba

O Executivo de Cubatão e a Pró-Saúde têm até o dia 15 para apresentar defesa

Agência Brasil

Publicado em 25/11/2012 às 13:13

Atualizado em 26/01/2022 às 11:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TC-SP) deu até o próximo dia 15 para que a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa, e o representante legal da Pró-Saúde (que gerencia o Hospital Municipal), Paulo Roberto Mergulhão, se defendam com relação às falhas de execução do contrato de gestão da unidade hospitalar, durante o ano de 2010.

Segundo o órgão técnico e fiscalizador, há falhas com relação à execução física e financeira do contrato de gestão; no parecer conclusivo do Poder Público; nas receitas e despesas; remuneração da cúpula diretiva; nos recursos humanos e peças contábeis, além de problemas no balanço patrimonial por projetos e no atendimento às instruções e recomendações do Tribunal.
 
O conselheiro do TC, Dimas Eduardo Ramalho, revela que as imperfeições apontadas no contrato têm força suficiente “para macular as contas, com imposição 
de sanção aos responsáveis (Marcia Rosa e Mergulhão)”. Avisos foram dados Problemas no contrato de gestão, na ordem de R$ 61,4 milhões, do Hospital Municipal de Cubatão Doutor Luiz Camargo da Fonseca e Silva, não são novidades para o Tribunal. 
 
Em 19 de janeiro deste ano, o conselheiro Samy Wurman, já havia solicitado a Paulo Mergulhão e à Administração Municipal que justificassem 
ou apresentassem documentos que saneassem as falhas apontadas pela 3ª Diretoria de Fiscalização do órgão.
 
Dez dias depois (29), o procurador municipal da Prefeitura de Cubatão, José Eduardo Limongi França Guilherme, requereu prorrogação de 20 dias para atendimento do pedido de Wurman. 
 
Prefeitura e Pró respondem
 
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Cubatão se posicionou enfatizando que, no caso do contrato de 2010 com a Pró-Saúde, a administração municipal ainda está se inteirando do conteúdo desse parecer para, em seguida, proceder às análises internas e formular as respostas necessárias ao Tribunal de Contas.
 
Já a Pró-Saúde informa que foi notificada pela Secretaria Municipal de Saúde em 24 de agosto último, sobre requisição da 3ª Diretoria de Fiscalização do Tribunal, recebida pela empresa dois dias antes dessa data. 
 
Em 14 de setembro, através de ofício, a Pró-Saúde protocolou junto à Secretaria todos os documentos e informações solicitadas e, desde então, não mais foi procurada para prestar maiores esclarecimentos ou apresentar quaisquer outras informações. A empresa garante que cumpre rigorosamente todos os preceitos do contrato de gestão através do relatório de prestação de contas, protocolado mensalmente junto à Prefeitura de Cubatão.
Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

Cotidiano

Caminhão perde controle e trava Rodovia Anchieta

Após a retirada do caminhão, o tráfego voltou a sua normalidade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter