X

Política

Fernando Henrique Cardoso evita declarar apoio em segundo turno

O ex-presidente disse que o importante é que a democracia está funcionando e que não se deve questionar o resultado

Folhapress

Publicado em 07/10/2018 às 12:30

Atualizado em 07/10/2018 às 12:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Fernando Henrique Cardoso votou no colégio Sion, na manhã deste domingo (7) no bairro Higienópoli / Agência Brasil

Ao chegar para votar no colégio Sion, na manhã deste domingo (7) no bairro Higienópolis, em São Paulo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a afirmar que o país está dividido.

"O país está com muitos partidos, muitos candidatos. Não se vê claramente como vai reagrupar", disse.

Sua expectativa é a de que deve haver segundo turno, apesar da escalada do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) nas pesquisas de intenção de voto nos últimos dias.

Fernando Henrique disse que o importante é que a democracia está funcionando e que não se deve questionar o resultado. "Ganhou ganhou. Perdeu perdeu", afirmou.

Por diversas vezes, Bolsonaro e membros de sua equipe e apoiadores questionaram a veracidade das urnas durante a campanha.

Para Fernando Henrique, a democracia está "enraizada", e as demonstrações disso são a imprensa livre e o Congresso funcionando, mas ponderou que "gente que não é democrática está cheio para todo lado".

"Meu ponto de vista é fortalecer as instituições para que o povo possa ter vez", disse.

Questionado se apoiará Fernando Haddad no segundo turno, ele não quis se posicionar. "Vou votar no Geraldo Alckmin no primeiro turno, espero que passe para o segundo turno."

Em relação ao apelo que fez durante a campanha para unir o centro, quando alertou para o perigo de uma eleição polarizada, Fernando Henrique disse que apenas manifestou o que considerava ser o melhor para o país.

"Eu não sou operador político, não vou indicar ninguém. Eu digo o que eu acho melhor. Aparentemente, as pessoas não querem. Querem se engalfinhar. Eu não entro nessa", disse.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter