X

ELEIÇÕES 2022

Fernando Haddad lidera pesquisa para o Governo de SP

No primeiro cenário apresentado, Haddad (PT) está com 26,04% da preferência eleitoral, seguido por Márcio França (PSB, 13,20%) e Tarcísio de Freitas (Republicanos, 9,66%)

Matheus Herbert

Publicado em 28/04/2022 às 07:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Fernando Haddad, pré-candidato ao Governo de São Paulo pelo PT / Reprodução/Facebook

Fernando Haddad (PT) é o preferido do eleitor paulista para as eleições ao Governo de São Paulo de 2022 no cenário mais provável, que conta ainda com Márcio Franca (PSB), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB). Os números são da nova pesquisa Govnet/Opinião Pesquisa, encomendada pelo Grupo Gazeta de S. Paulo (responsável pelos jornais Gazeta de S. Paulo e Diário do Litoral) e divulgada nesta quinta-feira (28) para as eleições ao Palácio dos Bandeirantes.

Haddad vence os adversários em todas as opções em que aparece na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes aos eleitores. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Cenário principal 

No primeiro cenário apresentado, ele está com 26,04% da preferência eleitoral, seguido por Márcio França (PSB, 13,20%), Tarcísio de Freitas (Republicanos, 9,66%), Rodrigo Garcia (PSDB, 3,06%), Renata Abreu (Podemos, 2,32%), Felício Ramuth (PSD, 1,59%), Vinicius Poit (Novo, 1,10%), Elvis Cezar (PSDB, 0,86%) e Abraham Weintraub (0,49%). Já 41,69% dizem que estão indecisos. 

 

Intenções de voto para o Governo de SP, cenário 1Intenções de voto para o Governo de SP, cenário 1

 

Segundo cenário

Em um cenário sem Márcio França, Haddad seguiria na ponta com 35,45% da preferência. Na sequência viria Tarcísio de Freitas (10,39%), Rodrigo Garcia (3,67%), Renata Abreu (2,44%), Felício Ramuth (1,71%), Vinicius Poit (1,71%), Abraham Weintraub (0,98%) e Elvis Cezar (0,98%). Os indecisos somam 42,67%. 

 

Intenções de voto para o Governo de SP, cenário 2Intenções de voto para o Governo de SP, cenário 2

 

Sem Haddad, França lidera 

Em um cenário em que o candidato do PT não aparece, Márcio França lidera a intenção de votos com 25,67%. Ele é seguido por Tarcísio de Freitas (10,27%) e Rodrigo Garcia (3,55%). Nesse quadro, 53,06% dos eleitores seguem indecisos. 

 

Intenções de voto para o Governo de SP, cenário 3Intenções de voto para o Governo de SP, cenário 3

 

A pesquisa Govnet/Opinião Pesquisa foi realizada através de entrevistas pessoais domiciliares e abordagem telefônica com 800 eleitores. O período de realização da coleta de dados foi entre 20 e 25 de abril de 2022. A margem de erro para o total da amostra é de 3,5%, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. 

 

Fernando Haddad também lidera cenário com escolha espontânea 

Fernando Haddad (PT) também lidera a preferência para o Governo de São Paulo de 2022 na pesquisa espontânea. Nesse estilo de apuração, o eleitor é questionado em quem votaria sem a revelação de qualquer nome de possíveis candidatos. 

Haddad, que foi prefeito da cidade de São Paulo (2013 – 2016), aparece com 8,92% das intenções dos votos. Tarcísio de Freitas segue na segunda opção com 5,99% e Márcio França colado na disputa com 3,30% do eleitorado. 

 

Intenções de voto para o Governo de SP, cenário 4Intenções de voto para o Governo de SP, cenário 4

 

A lista ainda segue com o ex-governador de SP, João Doria (PSDB) com 1,34, Rodrigo Garcia (1,10%, Eduardo Cury (PSDB, 0,12%), Felício Ramuth (0,12%), Guilherme Boulos (PSOL, 0,12%) e Vinicius Poit (0,12%). Confira as porcentagens no gráfico abaixo. 

Indecisão.

Os eleitores de São Paulo demonstram que ainda estão analisando os candidatos. Os indecisos somam 68,34% na pesquisa. Já 9,78% do eleitorado votará branco ou nulo. 

Eleições 

No dia 2 de outubro deste ano os brasileiros vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Já um eventual segundo turno para presidente e governador poderá ocorrer no dia 30 de outubro. As datas correspondem ao primeiro e último domingo do mês, conforme prevê a Constituição Federal. Os eleitos serão diplomados até o dia 19 de dezembro de 2022.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter