X

Política

Ex-prefeita de Ribeirao Preto perde direitos políticos por 8 anos

Darcy Vera (PSD) teve seu nome envolvido na operação Sevandija

Folhapress

Publicado em 18/03/2017 às 12:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Darcy Vera (PSD) perdeu direitos políticos por 8 anos / Divulgação

Ex-prefeita de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), Darcy Vera (PSD) teve o mandato, já encerrado, cassado e perdeu os direitos políticos por oito anos após sessão da Câmara local nesta sexta-feira (17).

Os 27 vereadores votaram favoravelmente pela cassação, após a ex-prefeita ver seu nome envolvido na operação Sevandija, que apura o que é apontado como o maior escândalo de corrupção da história da cidade.

A operação investiga fraudes em contratos da prefeitura que somam ao menos R$ 203 milhões.

Ela foi cassada por três motivos: impedir o livre funcionamento da Câmara, negligenciar receitas (deixou de pagar fornecedores para pagar honorários que a Promotoria considera ilegais a uma advogada que foi presa na operação) e por quebrar o decoro do cargo.

Eleita em 2008 no primeiro turno, Darcy governou até 2 de dezembro do ano passado, quando foi presa na segunda fase da operação. Passou 11 dias detida na superintendência da PF (Polícia Federal) e na Penitenciária de Tremembé, até ser solta após conseguir um habeas corpus no STJ (Superior Tribunal de Justiça), no dia 13.

Deixou a prisão, mas seguiu afastada do cargo e sequer concluiu seu mandato. Seu então vice, Marinho Sampaio (PMDB), renunciou após a prisão, e o mandato foi concluído pela vereadora Glaucia Berenice (PSDB), que não fazia parte da Mesa Diretora da Casa. Os integrantes da mesa foram afastados dos mandatos por suspeita de envolvimento com o esquema.

Desde então, optou pela reclusão e praticamente não sai de sua casa. Não esteve nem mesmo na audiência da CEP (Comissão Especial Processante) que definiria seu futuro político nem notificou as testemunhas a que tinha direito.

Nesta sexta, não foi nem enviou advogado. Um advogado foi nomeado no mesmo dia para defendê-la apenas na sessão.

Darcy sempre negou envolvimento com o esquema descoberto pela Sevandija, deflagrada pelo Ministério Público paulista, e nega ter havido enriquecimento -afirma ser dona apenas do imóvel em que mora.

PRESOS

Quatro pessoas estão presas por suposto envolvimento com a Sevandija. A advogada Maria Zuely Alves Librandi, que atuava no Sindicato dos Servidores, e o ex-presidente da Câmara Walter Gomes (PTB) já estavam detidos.

Nesta sexta, o ex-secretário (Administração) Marco Antônio dos Santos e o advogado Sandro Rovani, que também atuou no sindicato, foram presos novamente -terceira vez que são presos na Sevandija–, após liminar que os mantinha soltos ser derrubada pelo STJ.

A reportagem não obteve contato com as defesas dos detidos. Anteriormente, eles negaram envolvimento.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter