X

Política

Empreiteiros se negam a depor e são dispensados da CPI da Petrobras

Das oitivas marcadas para hoje, o único a falar foi o ex-vice-presidente da Camargo Côrrea Eduardo Hermelino Leite

Publicado em 26/05/2015 às 15:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente da Construtora OAS, José Adelmário Pinheiro Filho, e o ex-presidente do Conselho de Administração da Camargo Corrêa João Ricardo Auler decidiram permanecer em silêncio e foram dispensados hoje (26) de prestar depoimentos à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras.

Adelmário e Auler foram presos na operação Lava Jato e atualmente estõ em prisão domiciliar. O presidente da CPI, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), justificou a dispensa dos empreiteiros como forma de otimizar os trabalhos da comissão.

“É uma decisão tomada de forma racional. Não estou aqui para defender teatro. Quando começamos, diziam que os empreiteiros não viriam aqui, e olha quem está vindo. Esta é uma CPI séria. Esta é uma decisão que está tomada e não vou recuar disso”, argumentou Motta depois de receber críticas de alguns deputados por dispensar os depoimentos.

Para o deputado Aloisio Mendes (PSDC-MA), os parlamentares devem ter o direito de fazer perguntas, mesmo que os depoentes manifestem o direito de permanecerem calados (Foto: Divulgação)

Para o deputado Aloisio Mendes (PSDC-MA), os parlamentares devem ter o direito de fazer perguntas, mesmo que os depoentes manifestem o direito de permanecerem calados.

“Temos o direito de perguntar. Todos que vieram aqui e decidiram ficar calados, em algum momento disseram alguma coisa. Minha preocupação é que possa parecer para a sociedade que há uma grande organização aqui para poupar os empreiteiros. Queremos ter oportunidade de extrair dessas pessoas algum dado importante para a CPI, por isso peço que o senhor reveja essa decisão”, disse Mendes ao presidente da CPI.

Das oitivas marcadas para hoje, o único a falar foi o ex-vice-presidente da Camargo Côrrea Eduardo Hermelino Leite. Segundo ele, atualmente em prisão domiciliar, o pagamento de propina era uma “condição de funcionamento” na relação das empreiteiras com a Petrobras. Leite falou aos membros da CPI por mais de quatro horas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter