X

Política

Em discurso no Senado, Aécio Neves rechaça acusação de ter recebido propina

Segundo reportagem da revista Veja, o ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Júnior, teria dito em sua delação que pagou propina ao senador

Folhapress

Publicado em 05/04/2017 às 00:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Aécio Neves rechaçou a acusação de ter recebido propina / Agência Brasil

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (PSDB-MG), fez ontem (4) um discurso no Senado para negar que tenha recebido propina da Odebrecht no exterior. Ele também cobrou o fim dos sigilos sobre as delações premiadas de executivos da empreiteira. De acordo com reportagem da revista Veja publicada no último fim de semana, o ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto Júnior, teria dito em sua delação que pagou propina a Aécio em uma conta num banco em Nova York, que era administratada por sua irmã, Andrea Neves.

Aécio disse que solicitou ao relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, acesso à delação citada na revista para que possa se defender, além da investigação do vazamento. Segundo as informações publicadas pela Veja, os pagamentos seriam uma contrapartida por ele ter atendido a interesses da empreiteira em obra da Cidade Administrativa, sede do governo de Minas Gerais – construída entre 2007 e 2010 – e na construção da Hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia, na qual a companhia hidrelétrica de Minas Gerais (Cemig) tem participação.

O senador classificou a informação de “mentira, calúnia, injúria, difamação e crime”. “Mas mesmo nada disso do que foi relatado existindo, nada sendo real, as senhoras e os senhores sabem bem: o factoide cumpriu o papel de instrumento, ou melhor, de poderosa arma para atacar a minha reputação e de minha família. Os prejuízos pessoais e políticos são incalculáveis”, disse aos senadores.

Aécio Neves também falou em cerceamento do direito de defesa de políticos que são apontados em delações vazadas e não têm condição de se defender das acusações por não terem acesso ao conteúdo completo dos depoimentos. Segundo ele, com esse tipo de situação “corremos o risco de nos transformar de país infestado pela corrupção numa pátria de cidadãos sem direitos”.

“Não podemos permitir que a saudável indignação dos brasileiros se transforme num indignação preguiçosa e superficial de quem prefere a opção fácil de ser contra tudo e contra todos a enfrentar a complexidade da realidade. Não podemos transformar-nos num país que confunda justiça com prévia condenação. Não podemos nos transformar num país em que a verdade seja apenas um detalhe secundário num pé de página qualquer”, afirmou.

Logo após o discurso, o senador recebeu diversos apartes de colegas declarando apoio e solidariedade a ele. Ainda durante o fim de semana, lideranças do PSDB também divulgaram nota pública condenando a reportagem e declarando confiança no presidente do partido.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Conheça a verdadeira história do vulcão do bairro Macuco, em Santos

A lenda é do ano de 1896 e causou pânico à sociedade da época

Cotidiano

Cachorros impedem fiéis de deixar paróquia em Santos; Veja vídeo

O Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para conter os animais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter