X

Política

Eleições OAB Santos: Decisão pode ocorrer fora do pleito

Pedido de impugnação foi protocolado e está em análise de comissão.

Carlos Ratton

Publicado em 29/11/2012 às 10:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O vencedor das eleições de hoje da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santos — que começou às 10 horas, na Câmara de Vereadores, na Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 01, na Vila Nova — poderá não ocupar o cargo. 

Isso porque tramita na Comissão Eleitoral da entidade um pedido de impugnação das chapas 2 e 3 por não cumprimento da legislação.
 
O pedido foi feito no último dia 8, pela Chapa 1 (Nova OAB Santos), liderada pela candidata Sonia Catarino. 
 
A reportagem soube do fato por intermédio do site, em um panfleto da chapa. A decisão estaria nas mãos do presidente da Subcomissão Eleitoral, advogado Ronald Nogueira.  
 
Propaganda
 
O pedido se baseia no inciso três do provimento 146 que disciplina as eleições. A Chapa 1 salienta que é permitida a propaganda mediante  cartazes, faixas, banners e adesivos, desde que não explorados comercialmente por empresas que vendam espaço publicitário, observada a distância de até 300 metros dos fóruns.
 
Segundo levantado pela reportagem, as chapas OAB Mais Forte (2) e OAB Sempre em Frente (3) estariam descumprindo a regra, afixando propaganda no entorno do Fórum de Santos, inclusive o Trabalhista, e outra próxima da Câmara de Santos — lugar do pleito desta quinta-feira (29). 

Uma faixa da Chapa 3 foi afixada ao lado do Fórum Trabalhista, no Centro (Foto: Matheus Tagé/DL)
 
Postes 
 
Há também a informação de que as chapas estariam se utilizando de postes públicos, afixando os famosos lambe-lambes, e promovendo shows artísticos em prol das suas candidaturas. 
 
No panfleto, a Nova OAB Santos (Chapa 1) se refere a Rodrigo Julião (Chapa 2) e Denis Hermida (Chapa 3) como dois professores de cursinho e faculdade que estariam desrespeitando, sem pudor, as regras da eleições.
 
Ressalta ainda que buscou resolver a ilegalidade “dentro dos muros da OAB”, pois a classe já estaria muito desmoralizada para tornar pública, via judicial, a atitude ilegal de dois jovens professores que pretendem presidir a OAB “a qualquer custo e sem qualquer pudor”.  
 
Chapas se defendem
 
O candidato da Chapa 2, Rodrigo Julião, disse ontem que existe uma decisão do Conselho Federal da OAB a seu favor. Para ele, “não tem sentido impedir a colocação de faixas longe de um lugar onde existe um grande fluxo de advogados”, principais interessados no pleito. 
Por intermédio do Facebook, Julião pede que a candidata Sonia Catarino — candidata da Chapa 1 — se retrate publicamente sobre a questão.
 
Chapa 3
 
O candidato da Chapa 3, Denis Hermida, não foi encontrado. Mas o representante do grupo, o advogado Marcelo Pavão de Freitas, disse que a Comissão Eleitoral paulista é quem decide a questão e que a subcomissão eleitoral de Santos ainda não havia recebido qualquer decisão a respeito do assunto. 
 
“Pelo menos até a hora do almoço de hoje (ontem), quando consultei o órgão, não havia decisão alguma”. 
 
Segundo levantado pelo Diário do Litoral, cerca de 4 mil dos 6.500 advogados de Santos estariam aptos a votar hoje. 
 
Procurado, Ronald Nogueira — da Subcomissão Eleitoral da OAB — não foi encontrado pelo DL. Os representantes da Chapa Nova OAB Santos preferem não se manifestar sobre o assunto, deixando a decisão a critério do órgão, depois do pleito de hoje. 
 
Lei mais sobre as eleições clicando aqui.

Confira mais fotos na Galeria de Imagens:
 
Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter