X

Política

Eleições 2022: Haddad vence Doria e empata com França no segundo turno

Em todas as situações propostas, o petista levaria vantagem numérica, porém teria empate técnico com França

Bruno Hoffmann

Publicado em 26/03/2021 às 07:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Fernando Haddad venceria João Doria e empataria com Márcio França no segundo turno / Reprodução

A pesquisa GovNet/Opinião Pesquisa questionou a preferência do eleitor em três possíveis cenários de segundo turno para o Governo de São Paulo: Fernando Haddad e João Doria, Márcio França e João Doria e Fernando Haddad e Márcio França. Em todas as situações propostas, o petista levaria vantagem numérica, porém teria empate técnico com França. Veja como ficaria o resultado caso as eleições fossem hoje.

Primeiro cenário. Em uma disputa entre PT e PSDB, caso o segundo turno da eleição para o Governo de São Paulo fosse hoje, o candidato Fernando Haddad teria 37,1% das intenções de voto contra o oponente João Doria, que teria 21,7% da preferência eleitoral. Já 35,7% anulariam o voto, enquanto 5,5% se disseram indecisos.

Segundo cenário. Haddad também levaria vantagem numérica contra Márcio França, por uma margem bem mais apertada: 34,9% contra 33,6%, um empate técnico. França já foi governador de São Paulo, entre 2018 e 2019, após substituir Geraldo Alckmin (PSDB), que havia concorrido à presidência. Ele também disputou as eleições para a Prefeitura de São Paulo em 2020, chegando em terceiro lugar no pleito municipal.

Terceiro cenário. A pesquisa GovNet/Opinião Pesquisa também questionou a possibilidade de uma disputa entre Márcio França e João Doria, em uma reedição do segundo turno para o governo paulista em 2018. Nesse cenário, França ganharia de Doria por 41% a 25,4%. Os votos nulos seriam 27,2%, e os eleitores indecisos, 6,4%.

Como no caso da consulta em relação ao primeiro turno, a margem de erro é de 3,4%, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Doria lidera rejeição

O possível candidato ao Governo de São Paulo em 2022 com maior rejeição popular é justamente o atual governador João Doria. De acordo com a pesquisa GovNet/Opinião Pesquisa, 39,2% dos consultados declaram que não votariam no tucano de jeito nenhum caso as eleições fossem hoje. A questão foi estimulada. Ou seja, foram apresentadas as opções de candidatos ao eleitor.

Na sequência, o candidato com maior rejeição é o que lidera as pesquisas estimuladas de primeiro e de segundo turnos: Fernando Haddad. O petista conta com a rejeição de 11,82% do eleitorado.

Ex-ministro da Educação do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Abraham Weintraub é o terceiro possível candidato ao governo paulista com mais rejeição, aparecendo nesse índice com 7,64%. Muito próximo a ele, com 7,27%, está o ex-governador Geraldo Alckmin.

Na sequência, os mais rejeitados são Arthur do Val (Mamãe Falei) (5,4%), Márcio França (2,3%), Paulo Skaf (2,2%) e Elvis Cezar (1,1%).

Quem respondeu nenhum ou que anularia soma 8,62%. Já 14,41% dos consultados se disseram indecisos em relação ao tema.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter