É possível evitar falta d'água com planejamento, diz Dilma

A presidente afirmou que antigamente as pessoas procuravam construir as cidades em torno de locais que possuíam oferta d'água e que agora é possível modernizar essa relação

Comentar
Compartilhar
19 MAR 201519h41

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira que a União continuará sendo parceira em projetos hídricos pelo País "mesmo a questão da água sendo uma atribuição dos governos estadual e municipal". Sem citar diretamente a crise hídrica vivida em São Paulo, Estado administrado pelo tucano Geraldo Alckmin, Dilma afirmou que é possível evitar a falta d'água com planejamento.

Durante cerimônia de assinatura da ordem de serviço do BRT Norte/Sul, em Goiânia (GO), Dilma foi elogiada pelo governador tucano Marconi Perillo, que exaltou a parceria na obra e afirmou que mesmo seu partido sendo de oposição "nunca ninguém ouviu uma palavra minha que não fosse de reconhecimento e agradecimento pelo que a senhora fez por Goiás". Dilma disse que o País precisa de parcerias, pois é "muito complexo". Ao exaltar ações conjuntas com o governo goiano em obras que vão garantir "a oferta de água até 2050" na cidade, Dilma disse que "isso mostra pura e simplesmente que com planejamento a gente consegue atender a necessidade de expansão das cidades".

A presidente afirmou que antigamente as pessoas procuravam construir as cidades em torno de locais que possuíam oferta d'água e que agora é possível modernizar essa relação. "Nós crescemos e temos a obrigação de transformar essa coisa natural (a água) em coisa humana. É uma obra que os governos são responsáveis por fazer", disse. Dilma também destacou parcerias com o governo e a prefeitura em outras áreas como o Pronatec, o Mais Médicos e o Minha Casa, Minha Vida e disse que os três programas continuarão a beneficiar os cidadãos em seu segundo mandato.

No caso do Pronatec, segundo Dilma, na primeira fase do programa 48 mil pessoas fizeram cursos em Goiânia. Ela destacou também o número de beneficiados pelo programa habitacional. "Aqui em todo Goiás nós realizamos o sonho da casa própria ou estamos em vias finais de realizar esse sonho para 40 mil famílias", disse.

A presidente Dilma Rousseff afirmou que é possível evitar falta d'água com planejamento (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)