X

Política

Diretoria da nova empresa do pré-sal toma posse

Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, deu posse à diretoria e a membros do Conselho de Administração da Pré-Sal Petróleo

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 12/11/2013 às 14:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, deu posse nesta terça-feira, 12, à diretoria e a membros do Conselho de Administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA). O presidente da estatal, Oswaldo Pedrosa, afirmou que "o objetivo da empresa será maximizar os benefícios da exploração do pré-sal para todos os sócios". Ele explicou que, nos próximos meses, a empresa terá o regimento e o orçamento aprovados. A PPSA terá sede em Brasília, mas o escritório central será no Rio de Janeiro, onde os diretores ficarão lotados.

O contrato para exploração do Campo de Libra, o primeiro da camada pré-sal leiloado no regime de partilha, deve ser assinado no início de dezembro. A PPSA terá 50% dos votos na maior parte das atividades que forem deliberadas pelo consórcio que vai explorar o campo. Caberá também à PPSA a execução das atividades no campo e a contratação de uma empresa responsável pela comercialização da parte do petróleo que caberá à União. Segundo Pedrosa, ainda não foi definido de que forma essa empresa será contratada, mas é possível que seja via licitação.

Edison Lobão empossou a diretoria e a membros do Conselho de Administração da Pré-Sal Petróleo (Foto: Divulgação)

Durante a cerimônia, o ministro Edison Lobão reafirmou que a PPSA será uma "empresa enxuta, moderna e ocupada por representantes da mais alta competência". O ministro comparou o processo de escolha dos nomes para a empresa à "caça aos valores" feita pelo ex-presidente dos Estados Unidos John Kennedy. "Ele foi bem-sucedido na caça que fez e, guardadas as devidas proporções, aqui também fizemos isso", afirmou. "Todos os nomes são revestidos de autoridade para exercício dessas funções", reforçou.

Além do presidente da estatal, tomaram posse nesta terça os diretores Antonio Claudio Pereira da Silva para Administração, Controle e Finanças; Edson Yoshihito Nakagawa para Gestão de Contratos; e Renato Marcos Darros de Matos para a Diretoria Técnica e de Fiscalização. Também assumiram os postos de integrantes do Conselho de Administração da empresa o secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Marco Antonio Martins Almeida, que presidirá o colegiado; a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard; e o ministro de Portos, Antonio Henrique Pinheiro Silveira.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter