X

Política

Dilma terá de solucionar conflitos indígenas, diz Lula

Caso isso não aconteça, segundo o ex-presidente, a chefe do Executivo nacional corre o risco de "colocar em jogo" a própria imagem e também a do Brasil

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 14/11/2013 às 02:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), a presidente Dilma Roussef terá que tomar para si a responsabilidade de solução dos conflitos indígenas em Mato Grosso do Sul. Caso isso não aconteça, a chefe do Executivo nacional corre o risco de "colocar em jogo" a própria imagem e também a do Brasil.

Em evento com a militância do PT no Estado, Lula afirmou que "possivelmente a presidenta Dilma tenha que assumir ela própria o comando dessas articulações".

O risco, conforme Lula, é manchar a imagem do País. "Não é apenas a imagem do índio, a imagem do fazendeiro, a imagem de Mato Grosso do Sul. É a imagem do Brasil e da nossa presidenta que estará em jogo. Portanto, eu vou conversar com ela a respeito desse assunto".

Para Lula, a presidente Dilma Roussef terá que tomar para si a responsabilidade de solução dos conflitos indígenas (Foto: Andre Dusek/Estadão Conteúdo)

Lula saiu de MS com a responsabilidade de reportar à Dilma o clamor de índios e produtores rurais por uma solução definitiva para o problema. "Eu vou levar para a presidenta Dilma, porque eu acho que ela vai ter que cuidar disso com carinho. Ela própria, porque já era pra ter sido resolvido há muito tempo atrás", sustentou.

O ex-presidente falou em paz e em guerra, dizendo que o ideal é que a saída para os conflitos seja tomada ainda em "tempos de paz", porque "na hora que começar a guerra vai ser muito mais difícil, muito mais caro e muito mais complicado".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

A importância da inclusão e acessibilidades de pessoas com deficiência no trabalho

Ingrid Raunaimer é advogada trabalhista e destaca o papel social das empresas, desde o recrutamento inclusivo até as políticas internas de combate ao preconceito

Economia

Com mercado imobiliário aquecido, Centro de Santos está na mira de investidores

Secretário de Urbanismo explica as medidas que foram tomadas para que investidores voltassem a enxergar o potencial da região central

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter