X

Política

Dilma reafirma importância de planos como ProUni e Fies

"Com o ProUni, aumentamos o acesso de estudantes pobres a universidades. Os pobres desse País querem oportunidade e agarram com as duas mãos", afirmou

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 27/11/2013 às 22:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A presidente Dilma Rousseff reafirmou em discurso nesta quarta-feira, 27, a importância de projetos voltados para a educação, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). "Com o ProUni, aumentamos o acesso de estudantes pobres a universidades. Os pobres desse País querem oportunidade e agarram com as duas mãos", disse, em Florianópolis, durante cerimônia de assinatura de contratos de financiamento entre Banco do Brasil (BB) e o Estado de Santa Catarina e de dragagem do Porto de Imbituba.

De acordo com Dilma, apesar de os críticos ao ProUni afirmarem que o governo nivelava "por baixo" o acesso às universidades, "uma parte do aprendizado é esforço e dedicação". "Isso nos baseou para fazer o modelo de expansão o Fies", complementou, referindo-se ao pagamento do financiamento após o curso.

Ao citar a questão das universidades comunitárias, Dilma foi vaiada, mas defendeu a questão. "Eu fico bem à vontade para defender as universidades comunitárias porque foi no governo Lula e no meu governo que nós fizemos um processo de 'reenergização' da universidade pública federal", afirmou, arrancando aplausos.

A presidente Dilma Rousseff reafirmou a importância de projetos como o ProUni e o Fies (Foto: Divulgação)

A presidente exaltou as parcerias com o Estado e as prefeituras catarinenses dizendo que o governo federal faz cooperações "sem olhar partido político, fé religiosa ou opção futebolística". Dilma agradeceu ainda a bancada federal de Santa Catarina e os senadores do Estado pelo apoio às votações relativas aos royalties e ao fundo social para a educação. "Tenho certeza que eu contei com parceiros importantes", disse.

Após fazer elogios ao Estado, Dilma afirmou que vê sinais de prosperidade em Santa Catarina e encerrou o discurso dizendo que ainda acredita que muito pode ser feito. "Podem contar comigo", finalizou. Além do evento na capital catarinense, Dilma participou nesta quarta-feira de outras duas cerimônias no Estado. Pela manhã, esteve em São Francisco do Sul para entregar 59 motoniveladoras e 10 caminhões-caçamba para prefeituras do Estado e para celebrar a ampliação do berço 201 do porto da cidade do litoral norte catarinense. À tarde, em Itajaí, Dilma participou de evento que marcou a assinatura da ordem de serviço de ampliação das barragens de Taió e Ituporanga.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter