X

Política

Dilma reafirma importância de planos como ProUni e Fies

"Com o ProUni, aumentamos o acesso de estudantes pobres a universidades. Os pobres desse País querem oportunidade e agarram com as duas mãos", afirmou

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 27/11/2013 às 22:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A presidente Dilma Rousseff reafirmou em discurso nesta quarta-feira, 27, a importância de projetos voltados para a educação, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). "Com o ProUni, aumentamos o acesso de estudantes pobres a universidades. Os pobres desse País querem oportunidade e agarram com as duas mãos", disse, em Florianópolis, durante cerimônia de assinatura de contratos de financiamento entre Banco do Brasil (BB) e o Estado de Santa Catarina e de dragagem do Porto de Imbituba.

De acordo com Dilma, apesar de os críticos ao ProUni afirmarem que o governo nivelava "por baixo" o acesso às universidades, "uma parte do aprendizado é esforço e dedicação". "Isso nos baseou para fazer o modelo de expansão o Fies", complementou, referindo-se ao pagamento do financiamento após o curso.

Ao citar a questão das universidades comunitárias, Dilma foi vaiada, mas defendeu a questão. "Eu fico bem à vontade para defender as universidades comunitárias porque foi no governo Lula e no meu governo que nós fizemos um processo de 'reenergização' da universidade pública federal", afirmou, arrancando aplausos.

A presidente Dilma Rousseff reafirmou a importância de projetos como o ProUni e o Fies (Foto: Divulgação)

A presidente exaltou as parcerias com o Estado e as prefeituras catarinenses dizendo que o governo federal faz cooperações "sem olhar partido político, fé religiosa ou opção futebolística". Dilma agradeceu ainda a bancada federal de Santa Catarina e os senadores do Estado pelo apoio às votações relativas aos royalties e ao fundo social para a educação. "Tenho certeza que eu contei com parceiros importantes", disse.

Após fazer elogios ao Estado, Dilma afirmou que vê sinais de prosperidade em Santa Catarina e encerrou o discurso dizendo que ainda acredita que muito pode ser feito. "Podem contar comigo", finalizou. Além do evento na capital catarinense, Dilma participou nesta quarta-feira de outras duas cerimônias no Estado. Pela manhã, esteve em São Francisco do Sul para entregar 59 motoniveladoras e 10 caminhões-caçamba para prefeituras do Estado e para celebrar a ampliação do berço 201 do porto da cidade do litoral norte catarinense. À tarde, em Itajaí, Dilma participou de evento que marcou a assinatura da ordem de serviço de ampliação das barragens de Taió e Ituporanga.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Conheça 5 lugares com relatos de aparições de fantasmas em Santos

Alguns são frequentados por centenas de pessoas todos os dias

Cotidiano

Santos realiza encontros antes de Conferência Municipal LGBT

Eles têm como foco tópicos fundamentais como estratégias de combate à violência, geração de emprego e renda, garantia dos direitos humanos e institucionalização de políticas inclusivas em todos os setores

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter