X

Política

Dilma destaca 'Caminho da Escola' em programa semanal

"Repassamos, a fundo perdido, os recursos para os Estados e as prefeituras comprarem quase 17 mil ônibus escolares", disse no programa semanal de rádio "Café com a Presidenta"

Publicado em 16/12/2013 às 13:24

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com o programa "Caminho da Escola", a administração Dilma Rousseff já ofereceu transporte escolar gratuito para mais de 1 milhão de crianças e jovens de todo o Brasil. "Repassamos, a fundo perdido, os recursos para os Estados e as prefeituras comprarem quase 17 mil ônibus escolares", disse Dilma na edição desta segunda-feira (16) do programa semanal de rádio "Café com a Presidenta". E, desse total, cerca de 15 mil ônibus foram destinados a áreas rurais. "É lá que as crianças enfrentam as maiores dificuldades para chegar à escola", defendeu Dilma.

Dilma destacou que a maior parte do público atendido vive em comunidades do interior e em áreas rurais. "Antes do Caminho da Escola, muitos desses alunos tinham de fazer longas caminhadas a pé ou eram transportados em veículos improvisados, sem nenhuma segurança. Iam nas carrocerias das caminhonetes, nos caminhões pau-de-arara e até no lombo de burros", relatou. A presidente argumentou que a falta de um bom transporte desestimulava os estudantes e, às vezes, até os impedia de chegar à escola. "Com o tempo, muitos acabavam abandonando a escola", disse, destacando que o programa ajuda a reduzir faltas, atrasos e evasão escolar.

O "Caminho da Escola" também opera com lanchas e bicicletas, ressaltou Dilma. "O Brasil é muito grande, as regiões são muito diferentes e as necessidades de transporte também", defendeu a presidente, lembrando do cenário da região Norte do País, onde rios são, muitas vezes, o caminho até a escola. "Doamos para os municípios 915 lanchas para o transporte das crianças, e isso principalmente no Pará e no Amazonas", frisou. O governo também já distribuiu quase cem mil bicicletas para as crianças de municípios com até 20 mil habitantes.

"A educação é o nosso passaporte para o futuro e também para o presente. Trabalhamos para que todas as crianças brasileiras, seja qual for o nível de renda de suas famílias, possam estudar e se desenvolver, porque é isso que importa", disse Dilma. A prioridade, lembrou a presidente, tem sido atender as regiões mais pobres.

Com o programa, a administração Dilma Rousseff já ofereceu transporte escolar gratuito para mais de 1 milhão de crianças e jovens de todo o Brasil (Foto: Alice Freitas/Futura Press/Associated Press)

O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 - ou seja, durante o governo Lula - com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar. O site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) explica que há três formas para a participação de Estados e municípios: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE, por convênio firmado com o fundo ou com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo explicou hoje Dilma, o "Caminho da Escola" atende, atualmente, 1,9 milhão de alunos, considerando o acúmulo de ações executadas desde o lançamento do programa.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter