X

Política

Dilma cita Mandela ao discursar em entrega de prêmio

A presidente disse que falar de Mandela é remeter à resistência contra todo tipo de opressão, à capacidade de união de um povo e de um líder e construir um país livre através do seu exemplo

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 12/12/2013 às 20:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A presidente Dilma Rousseff citou na tarde desta quinta-feira, 12, o ex-presidente da África do Sul e prêmio Nobel da Paz Nelson Mandela no seu discurso de entrega da 19ª edição do Prêmio Direitos Humanos. Dilma disse que falar de Mandela, que morreu na semana passada aos 95 anos, é remeter à resistência contra todo tipo de opressão, à capacidade de união de um povo e de um líder e construir um país livre através do seu exemplo.

"Esta é a luta que cada um dos 25 agraciados com o Prêmio Direitos Humanos 2013 trava em seu cotidiano. As pessoas e as instituições que homenageamos hoje se empenham em batalhas contra a violência, o abandono, a miséria, a exploração sexual e o trabalho escravo infantil", afirmou Dilma, num discurso recheado de aplausos e vaias.

A presidenta Dilma Rousseff participou da cerimônia de entrega do Prêmio Direitos Humanos 2013 (Foto: Agência Brasil)

A presidente participa da entrega do Prêmio de Direitos Humanos, que está na sua 19ª edição. A solenidade acontece em meio ao Fórum Mundial de Direitos Humanos, realizado na capital federal. O prêmio é a mais alta condecoração do governo brasileiro para pessoas e empresas que desenvolvem ações de destaque na área.

A presidente assinou um decreto que institui o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. No início da solenidade, Dilma entregou o prêmio na categoria Direito à Memória e à Verdade para Zilda Paula Xavier Pereira. Assim como a presidente, Zilda foi torturada durante a ditadura e atualmente busca apurar a circunstância da morte e da identificação de seus filhos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter