X

Política

Defesa de Roseana Sarney e de Edison Lobão pede arquivamento de inquérito no STF

O advogado Antônio Carlos Almeida Castro, o Kakay, argumenta que houve "duas medidas para uma mesma régua" em alguns casos

Publicado em 13/03/2015 às 12:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A defesa da ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (PMDB -MA) e do senador Edison Lobão (PMDB-MA) entrou nesta quinta-feira com dois pedidos de arquivamento de inquéritos contra os peemedebistas, abertos pelo ministro Teori Zavascki na última sexta-feira, no âmbito das investigações da Operação Lava Jato. O advogado Antônio Carlos Almeida Castro, o Kakay, argumenta que houve "duas medidas para uma mesma régua" em alguns casos. Roseana é investigada por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, crimes pelos quais Lobão também é investigado, além da suspeita de ter participado de organização criminosa.

Nas petições, a defesa argumenta que os pedidos de abertura de inquérito se basearam em depoimentos "contraditórios". Kakay compara trechos das delações do ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef para dizer que um nega a informação que é apresentada pelo outro. Segundo o advogado, a decisão foi tomada de forma "enviesada", alegando que o Ministério Público construiu as peças apresentadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) "com vontade de abrir um inquérito".

A defesa de Roseana Sarney e Edison Lobão entrou com dois pedidos de arquivamento de inquéritos contra os peemedebistas (Foto: Divulgação)

Ao falar em "duas medidas para uma mesma régua" Kakay compara o caso do pedido de investigação de Roseana e de Lobão com a peça em que são citados o ex-ministro Antônio Palocci e a presidente Dilma Rousseff. Ele diz que a situação de Lobão é muito parecida com a de Palocci e a de Dilma, com Roseana, mas que foram feitos pedidos distintos para um mesmo caso. A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou a citação de Palocci à 1a instância em que ele supostamente pediu recursos para a campanha presidencial de Dilma Rousseff, em 2010. A procuradoria não se manifestou sobre o caso da presidente alegando o artigo 86 da Constituição, que veda investigação do presidente da República em casos que tenham ocorrido anteriormente ao mandato.

Outro argumento usado pela defesa é de que uma informação apresentada por Costa é negada por Youssef. Kakay relata que o doleiro não confirma ter entregue R$ 2 milhões à campanha de Roseana Sarney ao governo do Maranhão, em 2010, a pedido de Lobão, informação que foi apresentada por Costa em seu depoimento. "A mentira do Paulo Roberto é evidente", comenta. "O caso em tela obriga ao arquivamento da investigação em relação à recorrente, sendo temerária a instauração de inquérito fundado em depoimentos contraditórios, bem como em conjecturas e informações parcas, duvidosas e superficiais prestadas em delação premiada", argumenta Kakay.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Princípio de incêndio atinge borracharia em Santos e imagens impressionam; Veja vídeo

O incidente ocorreu na Avenida Visconde de São Leopoldo, bairro Valongo, por volta de 7h45

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter