X

Política

Decisão de Dilma por Gripen seguiu opção da Aeronáutica

Lula preferia o francês Rafale, mas disse a Dilma que ela tinha "total autonomia". A novela se arrasta desde o governo Fernando Henrique Cardoso

Publicado em 19/12/2013 às 11:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A presidente Dilma Rousseff conversou com Luiz Inácio Lula da Silva antes de anunciar sua decisão de comprar os caças suecos. Lula preferia o francês Rafale, mas disse a Dilma que ela tinha "total autonomia".

A novela se arrasta desde o governo Fernando Henrique Cardoso. Na sexta-feira, quando o presidente da França, François Hollande, esteve em Brasília, Dilma o avisou que fizera a opção pelo caça sueco por questão de preço. Lula também conversou com Hollande.

Em 2010, o então presidente ficou irritado com o vazamento de relatório do Comando da Aeronáutica, que avaliava o caça sueco como o melhor para a FAB. Um ano antes, Lula chegou a anunciar a compra dos Rafale, mas voltou atrás.

À época, Lula comentou com auxiliares que poderia ignorar o relatório dos militares. Dizia que não se poderia comparar preços entre equipamentos diferentes e que o negócio tinha como pano de fundo uma "parceria estratégica" com a França. Dilma, porém, não se convenceu e avalizou a posição da Aeronáutica. 

A presidente Dilma Rousseff conversou com Luiz Inácio Lula da Silva antes de anunciar sua decisão de comprar os caças suecos (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Polícia Militar apreende 235 kg de drogas em 'casa bomba' em Guarujá

Além das drogas, um fuzil calibre 556 foi apreendido, com 26 cartuchos íntegros e um deflagrado

Santos

Santos investe em drones de alta performance para o combate a dengue

Mais de 5 mil casos da doença já foram registrados na Baixada Santista neste ano

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter