A crise no Brasil ganhou destaque na mídia dos EUA / Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Minutos antes de o presidente Michel Temer declarar que não renunciaria ao cargo em um pronunciamento oficial, nesta quinta (18), a notícia da crise política no Brasil já era o segundo tema mais falado na mídia dos Estados Unidos. Agregadores de publicações americanas indicavam que apenas a pressão política sobre Donald Trump era mais tratado na imprensa do país.
"Os americanos estão acompanhando o noticiário sobre a política brasileira de perto desde o ano passado", explicou Tom Reichert, chefe do departamento de publicidade e relações públicas da Universidade da Georgia (EUA).
Continua depois da publicidade
"Agora há um pico no número de reportagens sobre o Brasil, por conta da nova crise", complementou, em entrevista à reportagem, em São Paulo, onde apresentou o mais amplo estudo sobre a percepção da imprensa americana a respeito do Brasil.
Segundo ele, apesar de o atual escândalo estar chamando muita atenção, e de o foco na instabilidade política levantar discussões sobre as implicações econômicas dela, há uma sensação de que pode haver finalmente uma solução para a crise.
Continua depois da publicidade
"Depois do atual pico no noticiário, haverá uma oportunidade para mostrar o Brasil no exterior sob um enquadramento novo. Pode haver a sensação de renovação, de dar um passo adiante no sentido da busca da estabilidade e da resolução da crise", disse.