X

Política

Covas aconselhou Odebrecht a se aproximar de Lula, segundo executivo

Em 1993, o grupo Odebrecht começou a dialogar com líderes sindicais para criar uma empresa petroquímica

Folhapress

Publicado em 14/04/2017 às 13:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mário Covas aconselhou a Odebrecht a se aproximar de Lula / Agência Brasil

Em 1993, o grupo Odebrecht começou a dialogar com líderes sindicais para criar uma empresa petroquímica -em 2002, nasceria a Braskem, seu braço no setor. Foi naquele ano que Alexandrino Alencar, ex-diretor de relações institucionais e na empreiteira desde os anos 1970, conheceu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tradicional liderança sindical do ABC paulista.

"Trabalhávamos para mostrar ao PT que o projeto [petroquímico] era extremamente competitivo para o Brasil", afirmou Alencar em seu acordo de delação premiada na Operação Lava Jato.

De onde veio a disposição de apostar em uma aproximação com a esquerda, que só chegaria ao poder uma década depois? De Emilio Odebrecht, presidente do grupo, aconselhado pelo tucano Mário Covas, ex-governador de São Paulo.

Segundo Alencar, Covas falou com Odebrecht sobre Lula: "Tem uma liderança no Brasil que é bom vocês entrarem em contato".

O depoimento do executivo integra o inquérito que apura o pagamento de doações oficiais e em caixa dois à campanha de Yeda Crusius (PSDB), ex-governadora do Rio Grande do Sul e codinome Balzac nas planilhas de repasses da empreiteira. É uma das delações dos colaboradores da Odebrecht que foram divulgadas na quarta (12).

Sua campanha, segundo as acusações, recebeu R$ 1,75 milhão entre doações oficiais e repasses nas campanhas de 2006 e 2010.

A contrapartida, segundo Alencar, era facilidades em crédito tributário no Estado. A Braskem, segundo o delator, é a segunda maior empresa do Rio Grande de Sul em recolhimento de ICMS.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter