X

Política

Covas aconselhou Odebrecht a se aproximar de Lula, segundo executivo

Em 1993, o grupo Odebrecht começou a dialogar com líderes sindicais para criar uma empresa petroquímica

Folhapress

Publicado em 14/04/2017 às 13:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mário Covas aconselhou a Odebrecht a se aproximar de Lula / Agência Brasil

Em 1993, o grupo Odebrecht começou a dialogar com líderes sindicais para criar uma empresa petroquímica -em 2002, nasceria a Braskem, seu braço no setor. Foi naquele ano que Alexandrino Alencar, ex-diretor de relações institucionais e na empreiteira desde os anos 1970, conheceu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tradicional liderança sindical do ABC paulista.

"Trabalhávamos para mostrar ao PT que o projeto [petroquímico] era extremamente competitivo para o Brasil", afirmou Alencar em seu acordo de delação premiada na Operação Lava Jato.

De onde veio a disposição de apostar em uma aproximação com a esquerda, que só chegaria ao poder uma década depois? De Emilio Odebrecht, presidente do grupo, aconselhado pelo tucano Mário Covas, ex-governador de São Paulo.

Segundo Alencar, Covas falou com Odebrecht sobre Lula: "Tem uma liderança no Brasil que é bom vocês entrarem em contato".

O depoimento do executivo integra o inquérito que apura o pagamento de doações oficiais e em caixa dois à campanha de Yeda Crusius (PSDB), ex-governadora do Rio Grande do Sul e codinome Balzac nas planilhas de repasses da empreiteira. É uma das delações dos colaboradores da Odebrecht que foram divulgadas na quarta (12).

Sua campanha, segundo as acusações, recebeu R$ 1,75 milhão entre doações oficiais e repasses nas campanhas de 2006 e 2010.

A contrapartida, segundo Alencar, era facilidades em crédito tributário no Estado. A Braskem, segundo o delator, é a segunda maior empresa do Rio Grande de Sul em recolhimento de ICMS.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter