Conselho Tutelar terá eleição no próximo dia 11

Há 12 candidatos inscritos para o suprimento de vagas do Conselho em Cubatão.

Comentar
Compartilhar
04 NOV 201209h08

No domingo, 11 de novembro, das 9 às 16 horas, ocorrerá o processo eleitoral para suprimento de vagas do Conselho Tutelar, para o mandato 2013/2016. Há 12 candidatos inscritos, o pleito ocorrerá em três locais e podem votar todos os cidadãos inscritos na Zona Eleitoral 119 (de Cubatão).

Apesar de não ser obrigatória, é uma eleição considerada muito importante, pois os eleitos atuarão diretamente na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes do município.

O procedimento é semelhante ao da recente eleição municipal: para votar, o cidadão deve portar o título eleitoral e um documento oficial de identidade com foto. Em 2009, participaram cerca de seis mil eleitores, e a expectativa é, neste ano, dobrar o número.
 
Desistência
 
A candidata número 10, Rutenéia dos Santos Batista, comunicou oficialmente a desistência da candidatura. Entre os candidatos, há três conselheiros candidatos à reeleição, e dois concorrem mediante medida judicial liminar.

O processo eleitoral começou em janeiro, com a inscrição dos candidatos e habilitação documental. Depois, eles passaram por prova de conhecimentos específicos, de Cubatão e gerais e estudo de caso envolvendo crianças e adolescentes. Os que obtiveram resultados acima da nota de corte se habilitaram para esta eleição.

O Conselho Tutelar é formado por cinco conselheiros titulares, e os demais ficam como suplentes, assumindo as vagas que surgirem conforme o resultado da eleição.
 
Candidatos
 
01 - Vivian Benedicto Gregório (Vivian Gregório)
02 - Maria Aureliano da Silva (Aureliana)
03 - Marli Cipriano
04 - Joaquim Eduardo Teixeira (Joca)
05 - Paulo Roberto Pereira dos Santos (Prof. Paulo)
06 - Amélia Costa (Professora Amélia)
07 - Paulo Soares
08 - Elenice Tidra dos Santos
09 - Cristiane de Araujo Silva
11 - Maria Angélica Santos Ribeiro (Angélica Ribeiro)
12 - Monica de Araújo Nunes
13 - Cristina Alves de Souza