X

APÓS FALAS SEXISTAS

Conselho de Ética da Alesp aprova cassação de Arthur do Val

Agora, a decisão do Conselho de Ética precisa ser confirmada pelos deputados da Alesp para o deputado perder o cargo em definitivo

Bruno Hoffmann

Publicado em 12/04/2022 às 17:36

Atualizado em 12/04/2022 às 17:56

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Arthur do Val / Reprodução/Twitter

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) decidiu por unanimidade na tarde desta terça-feira pela cassação do mandato do deputado estadual Arthur do Val (União Brasil) por quebra de decoro parlamentar, após uma série de falas sexistas sobre refugiadas ucranianas.

Os nove membros do conselho acataram o parecer do relator Delegado Olim (PP). O processo contra o Arthur do Val, também conhecido como Mamãe Falei, foi aberto após áudios machistas sobre refugiadas ucranianas terem vazado no início de março, durante viagem para suposta ajuda humanitária ao país.

Um grupo de militantes do MBL (Movimento Brasil Livre) foi à Alesp nesta terça para se opor à cassação do parlamentar. Por outro lado, mulheres ucranianas também estavam no local para exigir a punição do deputado.

Arthur do Val se disse arrepedindo pelas falas, ma afirmou que estava sendo perseguido pelos colegas.

"Todo mundo sabe que esse processo de cassação não é pelo que eu disse, mas por quem disse. A verdade é que todos aqui me odeiam. Esse processo não é pelos meus defeitos, mas por minhas virtudes", disse Arthur do Val.

Agora, a decisão do Conselho de Ética precisa ser confirmada pelos deputados da Alesp, em maioria simples, para o deputado perder o cargo em definitivo. Ainda não há data para essa votação.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Mais de 40 vagas de emprego serão ofertadas no PAT de Guarujá, nesta terça (23)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

São Vicente

Atenção São Vicente! Município anuncia cadastramento do IPTU para 2025; entenda

Contribuintes poderão solicitar o boleto digital a partir de 1 de maio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter