X

Política

'Congresso corrige erro do passado', diz Haddad sobre fim da reeleição

A reeleição foi aprovada em 1997 para garantir ao então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) a chance de disputar um novo mandato

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 28/05/2015 às 19:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), disse na manhã desta quinta-feira, 28, que o Congresso Nacional está "corrigindo um erro do passado" ao aprovar o fim da reeleição. A Câmara dos Deputados votou a favor da extinção de recondução eleitoral de prefeito, governador e presidente da República na noite desta quarta-feira com votos a favor, 19 contra e uma abstenção.

"O instituto da reeleição já nasceu torto. Talvez o Congresso agora esteja corrigindo um erro do passado. Não foi discutido com o devido amadurecimento à época, nos anos 90. Nasceu de maneira casuística e é natural que o Congresso queira repensar", disse.

A reeleição foi aprovada em 1997 para garantir ao então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) a chance de disputar um novo mandato. À época, houve denúncia de compra de votos. No primeiro turno, foram 336 votos a favor, 17 contra e seis abstenções. O partido só passou a defender o fim da reeleição depois que o PT chegou à Presidência da República.

"Na época, cheguei a escrever um artigo preocupado com o instituto da reeleição no Brasil. Imaginava que, se não viesse acompanhado de outros elementos, poderia comprometer o processo político", afirmou Haddad.

Fernando Haddad disse que o 'Congresso corrigiu um erro do passado' (Foto: Divulgação)

Segundo o petista, se a discussão da reeleição fosse combinada à de financiamento público, o cenário poderia ser outro. "Nunca um instituto é bom ou ruim em si. A reeleição pode ser boa ou ruim, dependendo de como funcionam as instituições, a coligação proporcional e o financiamento de campanha".

Haddad não respondeu se é favorável ao fim da reeleição ou se pretende tentar nova eleição em 2016. O prefeito afirmou apenas que quem "joga as regras do jogo" pode criticar a maneira como as regras são alteradas.

Fidelidade partidária

Sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de não punir senador que mudar de partido, o petista negou que seja uma derrota partidária. O PT chegou a entrar com ação na Justiça Eleitoral contra a senadora Marta Suplicy (sem partido-SP) reivindicando o mandato da coligação no Congresso Nacional.

"A democracia vai consolidando suas instituições. Se o STF entendeu que para cargos majoritários (senadores, governadores e presidente da República) não vale a regra da fidelidade partidária, está entendido. Temos que cumprir. Para isso que existe divisão de poderes: para cada um cumprir a sua missão. Sou a favor de cumprir a decisão judicial, qualquer que seja. O capítulo está encerrado", afirmou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Com gol no início da partida, Corinthians perde por 1 a 0 para o Argentinos Juniors

O Corinthians não se impôs em momento algum contra o Argentinos que poupou alguns titulares

Guarujá

Nesta quarta (24), PAT Guarujá oferece 42 vagas de emprego

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter