X

AULA NA USP

Com tom moderado na USP, Lula defende cotas e ampliação do ensino superior

O candidato do PT ao Planalto evitou citar Bolsonaro e afirmou que falará de campanha 'quando for para falar de política'

Joe Silva

Publicado em 16/08/2022 às 13:10

Atualizado em 16/08/2022 às 13:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Lula beija aluna em discurso na Universidade de São Paulo / Joe Silva/Gazeta de S. Paulo

A USP (Universidade de São Paulo) promoveu nesta segunda-feira (15) uma aula com os candidatos do PT à Presidência da República, Luis Inácio Lula da Silva e o candidato ao Palácio dos Bandeirantes, Fernando Haddad. O evento marca o início do semestre letivo na universidade e acontece dois dias após a leitura da Carta pela Democracia, documento de autoria da mesma instituição.

Haddad teve fala curta, dando maior espaço ao parceiro que pleiteia o Executivo Nacional. A esposa de Lula, conhecida como Janja, não esteve presente no evento.

Com tom moderado e sem citar Bolsonaro (PL), Lula falou aos estudantes relembrando o fato de que, segundo ele, a visita ocorre após vinte quatro anos desde a última vez em que ele esteve presente na universidade.

Na ocasião, ele afirmou que ele mesmo teve sua formação educacional limitada aos anos iniciais da formação básica e emendou o discurso com falas sobre a importância da educação para o País. Ao lado de professores, ele ressaltou a importância da ampliação da política de cotas, com reserva de vagas para grupos minorizados, e defendeu a ampliação do ensino superior citando o Prouni - um dos programas de acesso ao ensino superior que recebeu investimentos em seu último mandato.

O público lotou o vão livre da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. A Gazeta procurou a assessoria de imprensa do candidato para confirmar o número de presentes, mas não recebeu resposta. Muitos estudantes manifestaram saudações de apoio ao petista e entoaram gritos de "fora Bolsonaro".

Lula evitou falar de campanha durante o evento e relembrou regras que regem as eleições presidenciais. "Quando for pra falar de política vocês me chamam", exclamou o presidenciável questionando a limitação de citar atos explícitos de campanha antes desta terça (16), data que marca o início da propaganda eleitoral.

Pesquisa de intenção de votos divulgada nesta segunda-feira e realizada pela FSB mostra Lula à frente de Bolsonaro com 45% dos eleitores indagados, contra 34% do total de apoio ao candidato da direita.

 

Veja fotos do evento:

Créditos: Joe Silva/Gazeta de S. Paulo

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter