X

CÂMARA DE SP

Com aumento de crimes, vereador insiste em fim do PIX em São Paulo

Após aumento de 228% de crimes contra o PIX, Marcelo Messias (MDB) voltar a falar da importância de projeto que pede o fim da ferramenta na Capital

Bruno Hoffmann

Publicado em 17/05/2022 às 15:57

Atualizado em 17/05/2022 às 16:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

PIX / Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O vereador Marcelo Messias (MDB) voltou a insistir na necessidade de proibir o PIX na capital paulista após um levantamento da “CNN” mostrar que os crimes envolvendo esse modelo de transferência bancária cresceram 228,4% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2021.

Além disso, houve aumento de 6% de roubos e furtos de celular no estado de São Paulo em janeiro e fevereiro deste ano, com 60.828 ocorrências.

Em entrevista à Gazeta, Messias, que apresentou em fevereiro deste ano um projeto de lei na Câmara Municipal de São Paulo que propõe proibir o PIX na capital paulista, disse que a ferramenta tem causado uma insegurança muito alta, e até a volta de sequestros na cidade.

“Agora tem a moda em São Paulo de se ter dois celulares: um para ficar em casa, com o Pix, e o outro para usar no dia a dia”, explicou o vereador.

Segundo ele, os idosos são especialmente vulneráveis a esse tipo de criminalidade, por terem, em geral, menos habilidade para lidar com inovações tecnológicas.

Messias afirmou que, desde que apresentou o projeto, não recebeu qualquer contato da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para discutir melhorias na ferramenta de transferência. “Eu não sou contra o PIX, sou a favor da vida”, garantiu.

No projeto, o parlamentar sugere que as contas vinculadas a agências bancárias de São Paulo voltem a dispor apenas de TED e DOC. A proposta está neste momento em análise na Câmara de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal.

O parlamentar diz também que vem conseguindo apoio entre vereadores da Casa para votar a favor do projeto.

Lançado em novembro de 2020, o Pix se tornou popular rapidamente. De acordo com a “CNN”, em março o número de transações alcançou 1,6 bilhão.  

Pesquisa realizada pela Febraban do fim do ano passado mostra que o Pix é aprovado por 85% dos brasileiros.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

D23: evento oficial da Disney chega ao Brasil em 2024

O evento acontece nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2024 no Transamérica Expo Center, em São Paulo

Cotidiano

Prêmios da loteria saem para Santos e PG; saiba quanto e as lotéricas

Um apostador de Santos, por exemplo, faturou a quina da Mega-Sena e embolsou a quantia de R$ 40.570,74

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter