X

Política

Carvalho diz que não haverá efeito da Copa nas eleições

Para o ministro, "vai quebrar a cara" quem achar que uma derrota da seleção brasileira vai beneficiar a oposição

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 03/06/2014 às 17:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Principal interlocutor do governo federal com movimentos sociais, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou nesta terça-feira que é preciso separar a Copa do Mundo das eleições. Para o ministro, "vai quebrar a cara" quem achar que uma derrota da seleção brasileira vai beneficiar a oposição, ou que uma vitória do Brasil vai ajudar a reeleição da presidente Dilma Rousseff.

"É preciso separar bem as coisas. Quem acha que Copa do Mundo, que a vitória da seleção vai ajudar o governo ou que a derrota da Seleção vai ajudar a oposição, sabemos pela história que vai se dar mal, que vai quebrar a cara, não é assim", comentou o ministro a jornalistas, após participar da abertura de seminário no Palácio do Planalto.

"Mas, entre junho (abertura da Copa do Mundo) e outubro (realização das eleições), vai haver um espaço enorme. Até lá são outros problemas, outras questões, outro debate. Sinceramente, eu não acredito que uma coisa vai contaminar a outra do ponto de vista sobretudo das eleições", disse Carvalho. "O povo brasileiro já tem maturidade e inteligência suficiente para separar o que é o evento esportivo, um campeonato de futebol e o que ele representa, e uma eleição, que é uma questão seriíssima que define o futuro do país."

Apesar do discurso do ministro, o Palácio do Planalto teme reservadamente que eventuais falhas na realização do torneio respinguem na popularidade da presidente. O próprio ministro Carvalho viajou às 12 cidades-sede para dialogar com movimentos sociais, prestar esclarecimentos e tentar minimizar as críticas ao evento.

Gilberto Carvalho afirmou que é preciso separar a Copa do Mundo das eleições (Foto: Divulgação)

Pelas redes sociais, grupos se mobilizam com a bandeira de "Não vai ter Copa". Conforme informou o jornal O Estado de S.Paulo, black blocs que executaram as ações de grande repercussão durante as manifestações do ano passado continuam fora do radar da polícia, e prometem transformar a Copa do Mundo "num caos".

Diante da queda de respaldo popular à realização da Copa do Mundo no Brasil, o Planalto também reformulou sua estratégia de comunicação na defesa da Copa do Mundo e aposta no argumento de geração de empregos e no legado na área de infraestrutura por causa do megaevento.

"Não vai ficar pronto (as obras)? É verdade, nós cometemos equívocos, atrasamos, agora essas obras todas ficarão prontas, elas não são para turista só, são para brasileiro usar o metro, ônibus, BRT, os hotéis ficarão", discursou o ministro, ao falar na abertura de seminário sobre turismo e hospitalidade, no Palácio do Planalto. "Quando em cobraram, 'O que vai sobrar da Copa para nós'? Meu amigo, anda o país e vai ver o canteiro de obras nas 12 cidades", afirmou Carvalho.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter