X

Política

Cardozo diz que sindicância contra ele é tentativa de sucessor de intimidá-lo

Cardozo disse que o processo é uma "evidente tentativa de intimidação do livre exercício da atuação de um advogado"

Folhapress

Publicado em 21/05/2016 às 20:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cardozo diz que sindicância contra ele é tentativa de sucessor de intimidá-lo / Agência Brasil

O ex-advogado-geral da União José Eduardo Cardozo criticou neste sábado (21) o anúncio de que seu sucessor na pasta, Fábio Medina Osório, vai abrir uma sindicância contra o petista por chamar o processo de impeachment de "golpe" quando ainda era titular da AGU (Advocacia-Geral da União).

Cardozo disse que o processo é uma "evidente tentativa de intimidação do livre exercício da atuação de um advogado" e anunciou que entrará com uma representação contra Osório no Conselho de Ética da Presidência da República.

O ex-ministro ainda exibiu reportagem do "Diário do Grande ABC" publicada em abril do ano passado em que o próprio Osório diz que o processo contra Dilma poderia ser classificado como um golpe.

"Afastar a petista do Palácio do Planalto sem que haja prova de que cometeu crime de responsabilidade nos primeiros dias do segundo mandato seria golpe institucional. A tese é do presidente do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado, Fábio Medina Osório, advogado especialista em Direito Público e ex-promotor de Justiça no Rio Grande do Sul", diz trecho da reportagem.

Por fim, argumentou que o PPS já havia aberto uma representação contra ele pelo mesmo motivo e que ela foi rejeitada pelo Conselho de Ética da Presidência.

O entendimento de Osório na ação contra Cardozo é que, como ministro da AGU, que representa também os poderes Judiciário e a Legislativo, o petista não poderia ter defendido a hipótese de "golpe".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

Santos

Dublador de Greg, de Todo Mundo Odeia o Chris, estará no Anime Santos Geek Fest

O evento é o maior no estilo 'indoor' (em ambiente interno) da Baixada Santista

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter