X

Política

Candidatos radicais chamam mais atenção, diz Meirelles, com 1% no Datafolha

O ex-ministro considera que existe 'um potencial muito grande' de crescimento da sua pré-candidatura

Folhapress

Publicado em 23/04/2018 às 22:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Meirelles afirmou que o cenário eleitoral ainda está muito aberto / Agência Brasil

Com 1% de intenção de votos na mais recente pesquisa do Datafolha, o ex-ministro Henrique Meirelles (MDB) considera que existe "um potencial muito grande" de crescimento da sua pré-candidatura à Presidência da República.

"Aquelas posturas mais radicais, populistas, são as que chamam mais a atenção nesta fase", disse ele nesta segunda-feira (23) durante palestra na Amcham (Câmara Americana de Comércio), em São Paulo.

Meirelles afirmou à plateia, formada por empresários e executivos, que o cenário eleitoral ainda está muito aberto, mas que pesquisas próprias, levadas em conta por ele ao se decidir pela candidatura, mostram que seu nome pode se tornar competitivo.

Segundo o ex-ministro da Fazenda, características que os entrevistados dizem esperar de um presidente, como competência, seriedade, honestidade e experiência, são similares às qualidades atribuídas a ele nos levantamentos internos.

O ex-presidente Lula (PT), o deputado Jair Bolsonaro (PSL) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) lideram hoje a corrida eleitoral, segundo o Datafolha. A presença de Lula, entretanto, é incerta por causa da condenação dele em segunda instância e da prisão.

Meirelles se filiou ao MDB, mas não está garantido como o representante do partido na disputa, já que o presidente Michel Temer (MDB) também acena com a possibilidade de concorrer à reeleição (ele alcança 2% das intenções de voto).

O ex-titular da Fazenda disse ter "conversas cordiais e amigáveis" com o presidenciável Flávio Rocha (PRB), mas não confirmou uma eventual aliança. "Eu tenho meu nome à disposição do MDB. [...] E a minha postulação é à Presidência da República", afirmou. Rocha falou na semana passada que Meirelles seria um bom vice.

Popularidade

Na palestra, o ex-ministro exibiu números e informações que tem usado como trunfo para se fortalecer. Falou da recuperação da economia no governo Temer, do qual fez parte até o início do mês, pregou a busca de equilíbrio nas contas públicas e a necessidade de melhora nos serviços públicos, falou da importância de elevar a produtividade e defendeu reformas como a trabalhista e a da Previdência.

Ele se apresentou como "o candidato das reformas do crescimento contra o atraso".

Meirelles disse que "um governo eleito, com um mandato popular" que leve para votação uma mudança no sistema de aposentadorias tem muito mais chance de sucesso, do que "um governo que, na realidade, tem dois anos", referindo-se à gestão Temer, mas sem mencioná-la.

Para ele, entretanto, já se avançou muito na reforma da Previdência -que está paralisada agora, pontuou Meirelles, por causa da intervenção federal na segurança pública no Rio. A intenção inicial do governo era aprová-la em fevereiro.

Na saída, falando a jornalistas, o presidenciável disse que "não se deve colocar a popularidade como único item de definição do que fazer".

"Nós temos que fazer reformas de longo prazo, e o fato de o governo [Temer] não estar naquele momento preocupado com popularidade era exatamente um fator que poderia ser favorável", afirmou.

Para ele, entretanto, é possível conseguir apoio popular para fazer reformas se for criado um ambiente de crescimento, com geração de empregos e inflação baixa.

Pelas declarações de Meirelles, suas promessas de campanha indicarão continuidade. "É a implementação plena daquilo que já estamos fazendo", disse o colega de partido de Temer.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter