Campanha de Marina Silva busca denúncias de fake news

A equipe da ex-senadora quer ser avisada principalmente sobre conteúdos no Facebook, rede social onde o rastreamento é mais difícil, segundo a campanha

Comentar
Compartilhar
22 AGO 2018Por Folhapress00h30
Campanha de Marina Silva busca denúncias de fake newsCampanha de Marina Silva busca denúncias de fake newsFoto: Divulgação

Marina Silva (Rede) criou uma página para receber denúncias de fake news que envolvam a candidata. O link para o formulário na internet está sendo distribuído a voluntários da campanha.

O usuário tem que informar onde viu a informação falsa (se numa rede social ou site, por exemplo) e, se possível, compartilhar o teor. "Advogados de Marina vão acionar judicialmente qualquer criminoso que espalhar calúnias contra ela ou pessoas de sua família", diz o texto que incentiva a participação.

A equipe da ex-senadora quer ser avisada principalmente sobre conteúdos no Facebook, rede social onde o rastreamento é mais difícil, segundo a campanha.

Marina conseguiu uma vitória na Justiça nessa área em junho, quando o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mandou o Facebook apagar postagens sobre ela que foram avaliadas como mentirosas.

Outros presidenciáveis também têm canais para apoiadores denunciarem fake news. Geraldo Alckmin (PSDB) adotou iniciativa do tipo há dois meses.