Câmara de PG realiza sessão solene em homenagem ao Exército Brasileiro

Evento faz parte das comemorações da Semana do Exército

Comentar
Compartilhar
13 ABR 201516h02

A Câmara Municipal de Praia Grande realiza nesta quinta-feira (16), às 19 horas, sessão solene em homenagem ao Exército Brasileiro. O evento faz parte das comemorações da Semana do Exército, em alusão ao Dia do Exército, comemorado anualmente em 19 de abril. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa: a batalha de Guararapes, em 1648.

Durante a solenidade, serão entregues sete medalhas para homenagear oficiais, como o comandante da 1º Brigada de Artilharia Antiaérea, general João Chalella Junior — a maior autoridade da Baixada Santista; o comandante do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAAe) — Fortaleza de Itaipu —, tenente-coronel Alexsandro Henrique Silva, e demais militares de diferentes graduações: soldado, sargento masculino e feminino, subtenente e militar da reserva. 

Para o vereador Carlos Eduardo Gonçalves Karan (PDT), idealizador do evento, trata-se de uma justa homenagem aos militares. “Cabe a nós, cidadãos brasileiros, respeitar e prestar justa homenagem ao Exército Brasileiro e aos seus militares, pela dedicação, abdicação em prol da nação e, como é jurado em alto brado na formação destes militares, ‘mesmo com sacrifício da própria vida’”.

Câmara de PG realiza sessão solene em homenagem ao Exército Brasileiro (Foto: Matheus Tagé/DL)

O parlamentar ainda ressaltou a importância da Fortaleza de Itaipu, que começou a ser construída em 1902, para o Município. “Hoje, mesmo mantendo intensa atividade militar, a Fortaleza convive em integração com a natureza e a comunidade local, abrindo suas dependências para eventos, passeios e atividades educativas e culturais”, lembrou Karan.

Semana do Exército – Com início nesta segunda-feira (13), a Semana do Exército conta com ampla programação até o próximo sábado (18). Entre as ações no Município, ciclos palestras nas escolas públicas e privadas, bem como a tradicional exposição de materiais bélicos no Litoral Plaza Shopping (de quinta a sábado), além da apresentação da banda musical do 2º GAAAe, no último dia da mostra no shopping. Também faz parte das comemorações, a formatura de militares de toda a Baixada Santista, no 2º Batalhão de Infantaria Leve, em São Vicente.