X

Política

Cada centavo tirado faz falta na reforma, afirma ministro

Dyogo Oliveira disse não há decisão tomada sobre medidas que compensem perdas com alterações na nova Previdência

Folhapress

Publicado em 16/04/2017 às 16:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dyogo Oliveira afirmou que 'cada centavo tirado faz falta na reforma' / Agência Brasil

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, afirmou que "cada centavo" retirado da economia prevista com a reforma da Previdência fará falta para os cofres públicos.

"Estamos dentro do que era mais ou menos previsto, mas é preciso entender que, nessa reforma, cada centavo que você tira, o impacto faz falta. É evidente que vamos continuar fazendo todas as contas para manter o máximo possível do que foi encaminhado", afirmou.

Oliveira disse não há decisão tomada sobre medidas que compensem perdas com alterações na nova Previdência, mas ressaltou que "há alguns estudos sobre isso".

Na semana passada, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que as compensações em estudo seriam incluídas na própria emenda da Previdência e admitiu a discussão sobre o fim do abono salarial.

Entre os pontos de flexibilização da reforma, está a extensão da transição para todas as idades (a proposta original prevê transição só para homens acima de 50 anos e mulheres acima de 45 anos) e a possibilidade de reduzir a idade mínima de aposentadoria para as mulheres.

Nos últimos dias, o relator da proposta, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), anunciou que desistiu da ideia inicial de acabar com as isenções para entidades filantrópicas -o que poderia ajudar a recuperar receitas da Previdência. A ideia dele, agora, é manter as isenções para instituições já atendidas e proibir para as futuras.

Ao defender que as alterações feitas até aqui estão "plenamente de acordo" com o esperado pelo governo, Oliveira sinalizou que ainda não foi esgotada a chamada gordura do texto original -itens que o Planalto envia ao Congresso, já contabilizando que serão cortados ou flexibilizados pelos parlamentares.

"Você não pode achar que o governo vai mandar uma reforma dessa magnitude para o Congresso e pensar que vai passar 100%", disse.

Novidades

Após reuniões com o relator da reforma da Previdência para discutir alterações ao texto original, o ministro não descarta a possibilidade de aparecerem novidades no parecer que será apresentado na terça-feira (18).

"Só finaliza na hora em que o relator publica o relatório."

Questionado se acreditava que ainda poderia acontecer uma mudança substancial no texto, ele afirmou que isso já aconteceu. "Já vi relatório mudar o que estava escrito 'sim' e virou 'não'. [...] Uma pequena mudancinha de redação."

Lava Jato

Diante do impacto da divulgação das delações da Odebrecht, que atingem o presidente Michel Temer e seus dois principais articuladores políticos, Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral), Oliveira nega que a equipe econômica vá centralizar as negociações com o Congresso para aprovação das reformas.

"Padilha e Moreira estão aptos a fazer esse trabalho, e o Congresso está totalmente em condições de continuar operando. Não vejo motivo para ser nada diferente. As investigações serão realizadas, os inquéritos serão concluídos, e a vida segue."

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Anchieta e Imigrantes têm lentidão para quem vai subir ou descer; veja trechos

O tempo está encoberto com chuva em pontos isolados, neblina no topo de serra e Interligação, onde a visibilidade é parcial

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter